Geral

Encontro para lojistas aborda o tema comunicação consciente

Apresentar informações sobre os elementos da comunicação consciente. Esse foi o principal objetivo do segundo treinamento voltado para lojistas e colaboradores realizado pelo Pátio Shopping na tarde de segunda (17). Para refletir sobre os pilares da comunicação que envolvem empatia, honestidade e auto conexão, a advogada, mediadora e consultora em comunicação Débora Gaudêncio fez uma série de esclarecimentos.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Sobre empatia, indicou que é uma relação que sai de um e vai para outro de uma maneira ativa, não de qualquer maneira. “É se colocar no lugar, muitas pessoas colocam empatia como compreensão, acolhimento, entendimento, então sempre tem um verbo, uma ação em direção ao outro”. Também citou que existem obstáculos que impedem a empatia, como querer aconselhar, encerrar o assunto e contar uma história. No ambiente de trabalho, avaliou que a empatia é um processo de colaboração, através da exposição de ideias e de escuta ativa, ou seja, “oferecer total atenção, ouvindo até o fim, procurando entender, ao invés de simplesmente expressar opinião”.

Honestidade e auto conexão

A palestrante também destacou que honestidade é falar com verdade e cuidado, é aprender a tratar de si mesmo: “Quando falo do outro estou falando de mim, do que é importante, do que valorizo, de pró-atividade e dinamismo”. Enfatizou que honestidade é aprender a falar de si mesmo e sair da linguagem sobre o outro.

Quanto à auto conexão, citou que é o momento de a pessoa interagir consigo mesmo e identificar o que está sentindo. Disse que é preciso “saber se ouvir, dar nome para o que está sentindo, o que o sentimento quer dizer, o que revela”.

Entender para entender o outro

A coordenadora de Marketing do Pátio Shopping, Cristiane Andretta, indicou que o objetivo dos treinamentos, promovidos em conjunto com a administradora AD, é uma forma de ampliar a compreensão, entre proprietários de lojas, gerentes e colaboradores. “Somos pessoas e precisamos nos entender para entender o outro”, comentou, ao destacar que o encontro reforçou a necessária atenção sobre como é recebida e repassada a informação, porque “tudo começa com a gente para depois ser transferido para os demais”. Extra Comunica

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios