
Um alerta para a formação de um ciclone extratropical em alto-mar foi emitido pela Defesa Civil de Florianópolis. O fenômeno deve provocar ventos fortes e mar agitado na região a partir desta segunda-feira (28).
De acordo com o órgão, rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h, principalmente nas áreas ao sul da Ilha, entre segunda (28) e terça-feira (29). O fenômeno representa risco elevado para quedas de árvores, destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e outros danos estruturais.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Segundo a Defesa Civil, o risco se estende até quarta-feira (30). São previstas ondas entre 4 e 5 metros nas proximidades da costa e superiores a 6 metros em alto-mar. A condição representa alto a muito alto risco para atividades como navegação, pesca e esportes náuticos, além de potencial erosão em áreas litorâneas.
A recomendação da Defesa Civil, é que a população evite práticas à beira-mar, como caminhadas e pedaladas em calçadões e ciclovias, principalmente em trechos vulneráveis à ação das ondas. Também é importante manter distância de árvores, placas, muros e postes, que podem ser atingidos pelos ventos.
A orientação é acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil e redobrar os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os contatos disponíveis são o telefone 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).