
O aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, foi concedido para iniciativa privada em 2020, porém, outros problemas, relacionados ao transporte de motoristas de aplicativo clandestinos e o fluxo viário e falta de estacionamento, seguem sendo reclamações constantes de usuários. O vereador Cleber Fossá (MDB) realizou reunião de trabalho, que resultou na apresentação de duas moções, ao poder público municipal, pedindo atenção e providências a serem adotadas.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇
Ao diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Leuze, e comandante da Guarda Municipal, Roger de Lima, o parlamentar solicita que sejam promovidas as ações necessárias para realizar operações periódicas e efetivas de fiscalização no aeroporto, a fim de garantir mais segurança, o bem-estar e a proteção dos usuários de veículos por aplicativo. “Queremos coibir as práticas abusivas e garantir o funcionamento de um serviço de qualidade e com segurança para todos”.
Conforme Fossá, alguns motoristas apenas utilizam uma plaquinha no carro, mas sem o devido cadastro e autorização para exercer a função, o que coloca em risco a segurança e integridade dos passageiros. Além disso, observou o vereador, há muitos relatos de que ocorrem extorsões com usuários deste serviço e além do funcionamento de transporte clandestino, que preocupa a todos os envolvidos, “e que são situações que precisam ser coibidas pela Guarda Municipal”.
“Muitas vezes são cobrados valores excessivamente altos para o transporte dessas pessoas, o que configura um aproveitamento indevido da situação e prejudica economicamente a esses usuários. essas questões têm afetado a qualidade e a segurança do transporte de passageiros no aeroporto. É importante que a Guarda Municipal intensifique a fiscalização e tome medidas cabíveis para coibir a extorsão, transporte clandestino e a cobrança abusiva de valores”, disse.
Ampliação do estacionamento
O outro pedido de Fossá é endereçado ao secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, solicitando a realização de estudo de viabilidade para ampliação do estacionamento do aeroporto de Chapecó, e sendo “estendida” a rua que passa pelo atual estacionamento por umas centenas de metros, possibilitando um espaço para estacionamento e também para novo acesso e retorno pela rua Paulo Everaldo Flores, no Palmital dos Fundos.
A ideia é promover um retorno rápido ao acesso Florenal Ribeiro, visando melhorar o fluxo e a mobilidade naquela região e desafogar o retorno pelo saguão de entrada e saída do aeroporto. “Crescimento de Chapecó se traduziu em um aumento constante no tráfego de passageiros no aeroporto. No entanto, a capacidade atual do estacionamento não acompanha essa demanda, resultando em congestionamentos, estacionamento irregular, em dificuldade aos passageiros”.
O vereador disse que há inúmeros relatos de reclamações por parte de usuários do aeroporto, que enfrentam dificuldades ao tentar estacionar os seus veículos e que a situação tem causado um grande congestionamento de veículos na área afetando não apenas usuários do aeroporto, mas também causando transtornos para os residentes locais. “E, além disso, muitas pessoas de fora do município de Chapecó utilizam essa via para acessar o aeroporto e viajar”, afirmou ele.
“A ampliação do estacionamento do aeroporto não melhora só a experiência dos passageiros, garantindo que haja vagas suficientes para atender à demanda, mas também contribuiria para a segurança e fluidez do trânsito na região. Ainda, seria uma medida prioritária para melhorar a infraestrutura de transporte em nossa cidade e assegurar que o aeroporto continue a servir como um importante ponto de entrada e de saída para nossa comunidade”, finalizou Fossá.