
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizará, por meio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, a primeira missão empresarial da entidade à Romênia. A iniciativa ocorrerá entre os dias 16 e 27 de setembro e tem como objetivo ampliar relações comerciais, prospectar oportunidades de negócios e promover intercâmbio cultural e tecnológico entre empresas dos dois países.
A ação conta com apoio do Governo Romeno, por meio da Embaixada da Romênia no Brasil, do Consulado Honorário da Romênia no oeste de Santa Catarina, do Consórcio EEN Brasil e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
A comitiva será composta por pelo menos 30 integrantes, incluindo o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Durante a missão, estão previstas visitas a seis cidades romenas e uma agenda intensa com reuniões junto a setores estratégicos do empresariado local, além de encontros em câmaras de comércio, universidades, centros de inovação e empresas dos ramos de logística, vinicultura, produção de suínos, bioinsumos, tecnologia da informação e startups.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Chapecó DAY
A programação conta com o Chapecó Day, em Bucareste. O evento será dedicado à apresentação das potencialidades econômicas, produtivas e tecnológicas que fazem de Chapecó um polo de referência em trabalho, progresso e inovação no Brasil. Na ocasião, empresários brasileiros apresentarão oportunidades de negócios e parcerias para o fortalecimento da relação entre os dois países.
“Essa viagem representa a retomada das missões empresariais da ACIC, conduzidas pelo nosso Núcleo de Comércio Exterior. Nossa principal expectativa é abrir portas para que empresas de Chapecó e região tenham acesso ao mercado europeu. Hoje, a Romênia é o caminho mais acessível para entrar na União Europeia e oferece, inclusive, oportunidades de financiamento para empreendimentos realizados lá”, destacou o presidente da ACIC, Helon Rebelatto (foto).
Além da prospecção de negócios, a missão também busca gerar intercâmbio de conhecimento e inovação. “A Romênia apresenta o menor custo-benefício de mão de obra e custo de vida entre os países da União Europeia. Também buscamos estreitar laços, o que pode atrair investimentos de empresários romenos para Chapecó e nossa região”, completou Rebelatto.