
Reunião realizada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) no início da tarde desta sexta (12), teve a presença de dois candidatos do MDB ao Legislativo. Leandro Sorgatto, que concorre a deputado federal, e Cleiton Fossá, que disputa vaga na Assembleia Legislativa, discutiram com as lideranças empresariais propostas voltadas para o desenvolvimento da região.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A abrir o encontro, o presidente do CEC, Ricardo Urbancic, destacou o propósito do Centro Empresarial de ter atuação propositiva. Antes de entregar um conjunto de demandas de cunho regional aos dois candidatos, especificou que as necessidades defendidas atendem carências do setor empresarial e de toda a população.
Sorgatto afirmou que as eleições de outubro abrem uma janela de oportunidades para a inserção de novas lideranças políticas e que o debate não pode se restringir às candidaturas para governador do Estado e presidente da República. “As casas legislativas precisam ter maior protagonismo, porque exercem enorme influência nas decisões”, afirmou o candidato a deputado federal, ao ressaltar, na representatividade política regional, a falta de respostas mais consistentes. Por isso, acrescentou, os parlamentares precisam fazer mais do que a distribuição de emendas. “Temos atores políticos distantes da vida real das pessoas”, argumentou Leandro Sorgatto, ao falar de proposições como a duplicação e concessão da BR-282.
A necessidade de a política ser feita de forma diferente e com mudança na atuação partidária foi enfatizada por Cleiton Fossá. Ele também lamentou que as demandas que têm sido levantadas na região sejam as mesmas de há muitos anos, em decorrência de não receberem a devida atenção. Avaliou que o problema não está nas agremiações partidárias, “mas naqueles que tomam conta dos partidos e fazem deles um balcão de negócios”. O candidato a deputado estadual também falou da falta de protagonismo político da região, indicou a intenção de formar, se eleito, um gabinete técnico-político, e entre as questões que precisam ser enfrentadas especificou o debate quanto às alíquotas tributárias no Estado.