
As buscas pelas quatro crianças perdidas na Amazônia colombiana após um acidente aéreo no início do mês chegam ao 18° dia nesta sexta (19). A “Operação Esperança”, como foi batizada pelo governo da Colômbia, já localizou a aeronave e transportou os corpos de três adultos que morreram no acidente para a cidade mais próxima.
Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
Na quarta (17), o presidente do país, Gustavo Petro, compartilhou no Twitter que as crianças haviam sido encontradas com vida. Mais tarde, no entanto, ele apagou o tuíte e corrigiu a informação, dizendo que o grupo ainda não foi encontrado.
Até agora, sabe-se que:
- As buscas são por Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, 9 anos, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, 4 anos e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy de apenas 11 meses
- As crianças são indígenas da etnia huitoto e são irmãs.
- Um dos três corpos de adultos encontrados é da mãe dos jovens.
- Outra vítima era um dos líderes da comunidade indígena.
- O voo faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana, mas caiu após o piloto reportar problemas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois.
- As buscas ocorrem em uma região de mata densa e de difícil acesso.
- Indígenas de comunidades locais e cerca de 100 oficiais participam da operação, que também conta com três cães farejadores.
- A Força Nacional encontrou pertences das crianças, o que parecia ser um acampamento improvisado e frutas mordidas, sugerindo que os jovens ainda poderiam estar vivos.
Segundo o avô das crianças, Fidencio Valencia, os menores huitoto “estão acostumados a estar na selva”, mas poderiam ter se escondido por medo após o acidente.
“Queremos ver ou encontrar as crianças. Sei que estão na selva há muito tempo, está difícil. De repente, com o apoio que todo o povo, a energia indígena e as orações nos dão, podemos [encontrá-los]”, disse ele ao Caracol Noticias.
Repercussão
Colombianos criticaram a postura do presidente, de dar uma notícia ainda não confirmada. O caso gerou uma grande comoção dentro do país, e há dias se falava da possibilidade de que as crianças estivessem vivas, já que apenas os corpos dos adultos que estavam no avião haviam sido encontrados. Do g1 (Giuliana Viggiano e Victor Cinzento)
Portal Chapecó Online