GeralNotícias

Boas práticas de sustentabilidade que fazem diferença para a comunidade

Promover a integração entre colaboradores, cooperados e comunidade, além de fortalecer o relacionamento com fornecedores e clientes por meio de atos de solidariedade, que visam a sustentabilidade do planeta. Com esse objetivo a Unimed Chapecó desenvolve programas, projetos e ações que contemplem os aspectos econômico, social e ambiental, que são a base da sustentabilidade, para gerar benefícios efetivos ao desenvolvimento da sociedade.

O posicionamento da cooperativa médica está alinhado aos valores e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por isso sua atuação está voltada ao fortalecimento e à consolidação de ações estratégicas na gestão da Política Estadual de Sustentabilidade.

Um exemplo disso é a campanha “Eu ajudo na Lata”, promovida pela Unimed do Brasil, que consiste na arrecadação de lacres de alumínio. Em Chapecó é realizada desde 2012 e atualmente está em sua 17ª edição e tem como meta a arrecadação de 530 garrafas pets, nas quais são armazenados os lacres de alumínio. Essa iniciativa foi certificada como destaque na categoria média empresa no Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. Como reconhecimento este case foi apresentado nessa semana durante a 3ª edição da Feira do Livro Chapecó, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Também apresentaram suas iniciativas sustentáveis o Verde Vida e a empresa Renovigi. Para contribuir para a expansão dessas ações os três premiados receberam uma consultoria na área da sustentabilidade.

A campanha “Eu ajudo na Lata” tem como objetivo proporcionar acessibilidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência, pois os lacres de alumínio são vendidos aos catadores de materiais recicláveis e o valor adquirido é revertido para compra de cadeiras de rodas ou outro item necessário para melhoria do acesso e da qualidade de vida; além de beneficiar pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e contribuir com o planeta ao destinar de maneira correta esses resíduos.

Em Chapecó, na 16ª edição da campanha foram arrecadados 348 kg de lacres de alumínio. Também foram doadas três cadeiras de rodas, uma para a Aurora Alimentos de Chapecó, uma para a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos e outra para a APAE de Abelardo Luz, que foi sorteada durante o Viva as Diferenças, realizado no mês de agosto, em Chapecó.

Para participar da campanha basta arrecadar os lacres de alumínio e entregar nos pontos de coleta que são: todos os setores da Unimed Chapecó, na Aurora Alimentos, no Sicoob, na Unochapecó, no Shopping Pátio Chapecó, nas escolas municipais e nas APAEs da região Oeste catarinense.

De acordo com a auxiliar administrativa do setor de sustentabilidade da Unimed, Rafaela Téo Balsi, a campanha tem como base o tripé da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. “Essa iniciativa gera reconhecimento, credibilidade e apoio ao trabalho desenvolvido pela cooperativa médica. Enaltecemos o compromisso com as pessoas com deficiência, assegurando direitos de acessibilidade e mobilidade em sua rotina”, enalteceu.

PROJETOS

A Unimed Chapecó desenvolve outros projetos na área da sustentabilidade, como: auxílio para a Pastoral da Criança com a doação de leite em pó; subsídio ao Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP) com atendimento aos educandos no Núcleo de Atenção Primária (NAPS) da Unimed Chapecó e repasse financeiro; participa do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó; integra o Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC); participa do Comitê de Sustentabilidade, do Comitê dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Chapecó e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O Projeto Galera Unimed tem como objetivo oferecer crescimento pessoal e interpessoal de maneira dinâmica, trabalhando temas inerentes à fase da adolescência e promover relações de amizades duradouras, acesso à cultura, ao esporte e ao lazer. O projeto beneficia adolescentes de 12 a 17 anos filhos de colaboradores e da comunidade em geral.

O Instituto Unimed sela o compromisso do Sistema Unimed em Santa Catarina, com questões sociais, ambientais e culturais e de qualidade de vida à comunidade. Em Chapecó são desenvolvidas duas ações: o “Viver bem na escola” que aborda assuntos de interesse da comunidade escolar como horta orgânica, segurança no trânsito, higiene pessoal e sexualidade; e o “Esporte comunitário”.

A cooperativa médica também promove campanhas sociais permanentes como “Eu ajudo na lata”, doação de sangue ao HEMOSC de Chapecó e doação de agasalhos. (Informações MB Comunicação).

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios