
Os estudantes da EBM Diogo Alves da Silva de Chapecó (SC), nas aulas de Ensino Religioso com o professor Cleberson Schneider, desenvolveram o aplicativo “FéInBox”, com o objetivo de apresentar as diferentes religiões presentes na sociedade e promover o respeito entre as diversas crenças.
O projeto foi uma extensão das atividades do programa CPDI – Meu Aplicativo e contou com o apoio da equipe pedagógica e a orientação do professor Wesley Vilmar Matté, da sala EITC, que acompanhou o desenvolvimento do aplicativo no contraturno escolar. Segundo o professor Wesley, “os alunos se reuniam semanalmente ou a cada quinze dias, e o projeto foi estruturado em etapas. O primeiro passo foi a pesquisa, seguido pela elaboração do layout, edição e inserção de imagens. Assim, o aplicativo foi sendo criado, sempre com foco nos objetivos e nas necessidades dos alunos”.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
O aplicativo “FéInBox” busca proporcionar aos usuários um acesso rápido e fácil a informações sobre as principais religiões praticadas no mundo, suas crenças e práticas, com um foco especial na promoção do respeito e da tolerância. O aplicativo foi concebido como uma ferramenta educativa, permitindo que os usuários compreendam e aprendam sobre a diversidade religiosa de forma acessível e clara.
O estudante Matheus Henrique Rosa, do sétimo ano, comenta como foi a construção do aplicativo. “Já sabíamos um pouco sobre o desenvolvimento de aplicativos graças ao curso CPDI, que fizemos na escola. Então, dividimos as tarefas entre nós. Cada um ficou responsável por uma parte. Incluímos informações sobre todas as religiões, suas tradições, os termos religiosos que utilizam, e discutimos temas como intolerância religiosa e os diferentes sistemas religiosos”, explicou.
O professor Cleberson complementou. “Trabalhamos com as quatro matrizes religiosas, diversas outras religiões e também com o ateísmo. O aplicativo foi projetado para facilitar o acesso ao conhecimento sobre essas tradições, promovendo a tolerância religiosa. O nosso objetivo na escola é justamente esse: promover o conhecimento, o respeito e a valorização das diferenças”, afirmou.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, ressaltou a importância da tecnologia na educação. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada ao digital, e por isso a Rede Municipal de Ensino tem investido constantemente em equipamentos de qualidade, nas salas EITC e em disciplinas como Pensamento Computacional. Essas iniciativas permitem que nossas crianças e adolescentes aprendam a utilizar a tecnologia de maneira crítica e produtiva”, destacou.