DestaqueEntretenimento

Xaxim realizou a 4ª edição do festival e workshop da cultura Afrobrasileira 2019

O 4º Festival e Workshop da Cultura Afro-brasileira 2019, foi realizado em Xaxim (SC), pela Comunidade Brasil e o Grupo Capoeira Brasil (GCB), o qual teve o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Casa da Cultura e Projeto Social Humanizando Vidas, com oficinas de Capoeira realizadas no ginásio esportivo pedagógico da EEB Gomes Carneiro, bem como nos espaços do boulevard e do calçadão da Praça Frei.

Esta edição contou com presença de praticantes de diversos municípios das regiões Oeste e Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina, dentre eles Águas de Chapecó, Chapecó, Xaxim, Faxinal dos Guedes, São Domingos, Herval d’Oeste, Caçador, Arroio Trinta, Macieira e Santa Cecilia. Além disso, o evento recebeu praticantes dos estados do Paraná e do Rio de Janeiro, potencializando assim uma integração de conhecimentos e experiências de caráter interestadual.

Dentre os ministrantes dos cursos esteve Mestre Ramos, do Grupo Senzala da cidade do Rio de Janeiro, que viaja pelo mundo todo transmitindo seus saberes ancestrais da linhagem de Mestre Peixinho, partilhando um pouco de suas vivências com os (as) participantes. Já o Formado Duende, do GCB de Curitiba e São José dos Pinhais-PR, desenvolveu oficinas com linguagens de movimentos de Capoeira pedagógicos, mais voltado às crianças e aos adolescentes. Além disso, o Professor Alemão, que atua em Caçador e cidades próximas, orientou toda a organização dos cursos, da musicalidade das Rodas de Capoeira realizadas, das apresentações culturais afro-brasileiras e da festa de batizado – troca de graduações e formatura, apoiando diretamente o trabalho dos mestres convidados. Houve participação especial de 30 capoeiristas da APAE de Arroio Trinta (SC), que apresentaram uma encenação da Puxada de Rede, além de alunos da oficina de Capoeira da Casa da Cultura de Xaxim que apresentaram uma encenação da Dança do Maculelê, ambas componentes do folclore afro-brasileiro.

No ginásio do Gomes Carneiro, mais de 160 capoeiristas, de todas as idades, receberam certificação de sua primeira graduação (corda colorida) ou de troca de graduação no GCB. Ainda foram certificados quatro graduados Cordas Vermelho Azuis (Adriano de Mattos Rosa da Silva de Herval do Oeste/SC, Rudinei dos Santos de Caçador/SC, Éder Vander Silva de Sete Lagoas/MG e Marcelo Pertussatti de Xaxim/SC). Para coroar o evento, foram formados e diplomados Instrutores Corda Azul os capoeiristas Guilherme Coveseviski (Esquilo de Xaxim/SC) e Pedro Augusto Raitz (Pedreira de Santa Cecília/SC). O término do evento ainda contou com uma Roda de Capoeira de mestres e graduados, depois recheada com um Samba de Roda da Capoeira, aberto à participação dos presentes, quando se deu por meio do ritual, a despedida para que cada equipe pudesse retornar às suas cidades de origem.

Quer receber Notícias como esta no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios