
Durante agenda oficial na Catalunha, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, se reuniu, nesta quarta-feira (18), com representantes da Foment del Treball, a maior associação de empresas da Espanha, com mais de 230 mil associados. O encontro, em Barcelona, marcou um importante passo na estratégia catarinense de atração de investimentos e internacionalização da economia.
“Essa segunda parte da missão aqui na Europa é muito importante para que possamos expandir os negócios abrindo novos mercados. Nosso governador Jorginho Mello fala muito em ampliar a internacionalização de Santa Catarina e essas agendas têm esse papel. Hoje é o primeiro dia na Espanha de uma agenda que segue até o fim de semana e que tem o objetivo de mostrar os nossos potenciais”, destacou a vice-governadora.
A reunião contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, e com participação técnica da InvestSC, agência de atração de investimentos e parcerias público-privadas do Governo do Estado. Todas as agendas estão sendo acompanhadas pela consultora de atração de investimentos da InvestSC, Caroline Canale.
Na oportunidade, ficou definido que o governo catarinense promoverá um webinar exclusivo para apresentar o potencial econômico do estado às empresas associadas à Foment del Treball. O objetivo é posicionar Santa Catarina como porta de entrada para empresas interessadas em ingressar no mercado brasileiro ou expandir suas operações na América Latina.
Além do webinar, está prevista a realização de um “SC Day” na Catalunha, no segundo semestre deste ano. O evento reunirá as principais empresas catalãs com foco na prospecção de novas tecnologias, inovação e parcerias em setores estratégicos para o estado.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Alinhamento de ações
“Foi uma reunião muito produtiva com os representantes da Foment porque já saímos com alguns encaminhamentos importantes para Santa Catarina. Nossa missão enquanto secretaria de turismo é divulgar os potenciais do nosso estado como pede o nosso governador Jorginho Mello. Aqui na Europa já temos o voo direto de Floripa para Lisboa que está performando muito bem e que está prestes a completar um ano. Então, estamos muito felizes com os avanços que temos tido nesses dois anos e meio de governo”, disse a secretária Catiane Seif.
Outro ponto da agenda foi o alinhamento de ações para a capacitação de agentes de turismo, com foco na promoção de Santa Catarina no mercado catalão. A intenção é preparar o estado para uma possível participação na IBTM, uma das maiores feiras internacionais de turismo de negócios, realizada anualmente em Barcelona.
Para a consultora da InvestSC, Caroline Canale, as agendas foram estratégicas para abrir portas a novas oportunidades. “Somos um estado pujante, com seis portos, 15 centros de inovação e vocação para a tecnologia e a sustentabilidade. A Catalunha é referência em smart cities, atração de investimentos em turismo e abriga o maior número de unicórnios da União Europeia. Há muito que podemos aprender e construir juntos”, destacou.
A missão também prevê o fortalecimento de parcerias estratégicas que auxiliem empresas catarinenses a acessar o mercado europeu por meio da Catalunha, além da busca por linhas de financiamento da União Europeia para projetos de expansão.
“Para nós da Foment del Treball, que é a maior associação de empresas da Espanha, Brasil e especialmente Santa Catarina são regiões importantíssimas. E não só para a parte das exportações catalãs como destino de imersão e negócios. E encontros como o de hoje com a vice-governadora do Estado e com a secretária de turismo, nos abre grandes oportunidades para as empresas catalãs e espanholas, que vão ter acesso direto a toda a informação sobre as grandes possibilidades que oferece o Estado de Santa Catarina”, reforçou o diretor do Departamento Internacional da Foment, Kilian Garcia.