O Poder Legislativo Municipal de Chapecó (SC) aprovou neste mês de dezembro três importantes proposições do vereador Claudair Alberto Sanzovo “Sica” (UB), que visam o atendimento de demandas antigas da região da grande Efapi.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Uma das proposição solicita um estudo de viabilidade para que seja aberto um novo acesso ao bairro Efapi, via rua Curruíra no Loteamento Universidade até a rua Ernesto Braun, na Vila Mantelli. Outro pedido é para que seja criado um incentivo fiscal ou tributário, com a finalidade de fomentar a abertura e funcionamento de ao menos uma farmácia 24hs naquela região. Sica solicitou ainda o cercamento de maneira adequada, o espaço público, que se confronta entre o parque Tancredo Neves e a Barragem do Lageado São José. As solicitações foram encaminhadas à Prefeitura Municipal via Moções de Apelo.
Justificativas
Sica considera que uma nova via de acesso ao bairro Efapi se faz necessária, pois os acessos via Avenida Senador Atílio Fontana e a Avenida Ernesto José de Marco são insuficientes, considerando o tamanho da grande Efapi, o fluxo de veículos e o processo de expansão pelo qual a região passa, com a abertura de novos loteamentos, construção de um hospital, do novo distrito industrial na linha Simonetto, bem como outras melhorias já previstas e anunciadas pela administração municipal. Assim sendo, solicitou que se colocasse a abertura desta via como prioridade no Plano de Mobilidade Urbana.
Em relação a segunda proposição, o vereador ressalta que a ideia é a Prefeitura criar um incentivo tributário ou fiscal, para que seja aberto ao menos uma farmácia 24 horas na região da grande Efapi, visando contemplar o maior bairro da cidade, que conta com um Pronto Atendimento 24h, mas não conta com uma farmácia 24h. “Isso dificulta a vida das pessoas que se consultam no período da noite, e que atualmente, necessitam se deslocar até o centro da cidade para comprar a medicação, em casos de urgência”, afirma Sica. “E nossa ideia do incentivo tributário, é por razões óbvias, pois os custos para manter em operação uma farmácia por 24hs são bastante elevados, pois existe a necessidade do trabalho em regime de plantão e escala, além da contratação de profissionais de segurança privada e a carga tributária do nosso país é muito alta, o que dificulta esse tipo de operação”, destaca o verador.
Quanto ao cercamento do lajeado São José, entre o Parque da Efapi e a Barragem Engenho Braun, o vereador justifica que, “o livre acesso ao principal ponto de captação de água de nossa cidade é uma questão de saúde pública, pois recebi fotos e vídeos daquele local com muito lixo no entorno da barragem, garrafas de álcool vazias, evidências do consumo de drogas e inclusive de roupas femininas rasgadas. Esse que é o problema do livre acesso no período da noite. Agora durante o dia, a situação também não é boa, pois o lajeado tem sido usado como piscina pública, aonde existem relatos que as pessoas que estão usando esse local tem feito suas necessidades dentro da água e também na beira do lajeado”, finalizou.