Destaque

Unochapecó será um dos postos de vacinação contra a Covid-19

A Unochapecó será um dos locais de vacinação contra a Covid-19, a partir deste sábado (6), em Chapecó. A Instituição disponibilizou quatro salas no bloco A do campus para imunização dos idosos acima dos 80 anos, que deverão realizar o agendamento prévio pelo site da Prefeitura para receberem a primeira dose da vacina. Todos os espaços foram cuidadosamente organizados pela Unochapecó dentro de todas as medidas de biossegurança. A ação é mais uma das diversas realizadas pela Universidade em parceria com o município para o enfrentamento à Covid-19. 

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

“A Unochapecó, cumprindo o seu papel comunitário, disponibilizou profissionais, equipamentos e um local acessível no campus universitário para compor a rede de vacinação contra a Covid-19. Teremos quatro estações de trabalho com capacidade para atender até 30 pessoas por hora. Tudo com a máxima segurança e cuidado com os pacientes, desde a sua chegada até o término da aplicação de sua vacina. Acreditamos que esta colaboração entre a Unochapecó e Prefeitura Municipal está se mostrando extremamente relevante para o combate da pandemia em nosso município. A união de esforços sempre nos fortalece e traz benefícios a todos os envolvidos”, comenta a vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner. 

No dia 18 de janeiro deste ano, a Uno oficializou um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Chapecó para o desenvolvimento de ações e serviços que contribuam na operacionalização da imunização da população chapecoense. “Com isso iniciou a parceria que culminou nas ações que estão sendo realizadas, bem como a disponibilização de equipamentos, como um ultrafreezer (freezer – 80 ºC) para armazenamento de vacinas que necessitam dessa baixa temperatura para sua conservação”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem e da Comissão de Biossegurança da Unochapecó, professora Karen Andrigue.

Para o desenvolvimento das ações, por meio do projeto ‘Integração Ensino e Serviço: formação profissional em Enfermagem’, foram selecionados 40 voluntários da Unochapecó, sendo 10 professores e 30 estudantes, os quais foram imunizados para atuar na vacinação à população. A primeira ação ocorreu em 10 de fevereiro na imunização de idosos com 90 anos ou mais. “Desde então, o curso de Enfermagem vem atuando semanalmente em inúmeros espaços, colaborando com a imunização de profissionais de saúde e idosos. Neste sentido, os voluntários têm atuado fortalecendo o compromisso da Instituição Comunitária, colaborando com a sociedade, seja por meio do ensino, da pesquisa ou da extensão”, acrescenta a professora Karen.

Agora, além de organizar o espaço para a aplicação das vacinas, a Universidade também estará disponibilizando voluntários para vacinar a população e uma enfermeira para coordenar toda a ação. Além disso, diante do agravamento da condição epidemiológica do município e ainda fortalecendo a integração do ensino, serviço e formação profissional, o Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem teve sua data de início antecipada para 22 de fevereiro, visando contribuir com a Atenção Primária à Saúde. “Destacamos ainda que a Universidade cedeu para o uso do município equipamentos, como camas hospitalares, monitores e bombas de infusão. Os demais cursos da Escola da Saúde, bem como os Programas de Pós-Graduação, têm realizado ações para colaborar com este difícil momento que o município vem atravessando”, finaliza Karen.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios