Destaque

Unochapecó seleciona empresas para ocupação do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@

O sonho de colocar em prática o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ está prestes a se tornar realidade. Com a entrega do Prédio 01 do Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Faustino Migliorini agendada para esta sexta (11), é hora de dar vida ao local. Para isso, estão abertos os editais para seleção de empresas com propostas inovadoras, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Isso significa que Chapecó e região estão rumo a um novo capítulo da sua história, com foco em um futuro promissor e no desenvolvimento de soluções para os problemas que a comunidade tanto precisa.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

“Representa mais um passo na consolidação de um ecossistema de inovação que vem sendo planejado há alguns anos. Com o início das operações, será mais fácil para alguns setores e pessoas entenderem a estratégia que está por trás deste importante mecanismo de desenvolvimento econômico e social para nossa cidade e região”, comenta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

O Chapecó@, idealizado em parceria entre a Unochapecó, o setor empresarial e o poder público, nasce com a missão de potencializar o crescimento econômico, produzir e disseminar conhecimento, agregar valor à produção local e qualificar a mão de obra. Além disso, conforme o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, trata-se de um importante mecanismo de articulação e interação com a sociedade no que diz respeito ao desenvolvimento da região por meio da inovação, do empreendedorismo, da tecnologia e da criatividade. “Ter esse espaço contribuirá para o desenvolvimento da região, por meio de parcerias envolvendo o poder público, a iniciativa privada e as universidades. Também permite criar um ambiente de alta qualidade para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e trabalho”, acrescenta.

Seleção das empresas

O ingresso das empresas no espaço se dará por meio de Editais de Fluxo Contínuo, que tem por objetivo selecionar propostas com projetos inovadores de alto impacto para o negócio e crescimento da empresa, além de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I),  que visem instalar a equipe nas dependências do prédio.

Conforme o professor Rodrigo, para as empresas, estarem alocadas em um habitat de inovação, faz toda a diferença. “É um ambiente propício para que inovações ocorram, pois são locais de compartilhamento de conhecimento e experiências criativas, estimulando networking e parcerias entre os envolvidos. Com isso, ajuda a minimizar os riscos e a maximizar ou acelerar os resultados associados aos negócios, pesquisas ali desenvolvidos”.

De acordo com o reitor, a partir de agora, toda a estrutura da Rede de Inovação estará presente junto ao Parque Chapecó@, para dar as condições necessárias para que novas empresas sejam criadas, e para que novos produtos e negócios sejam desenvolvidos. “A interação da tríplice hélice, que é o modelo aplicado no Chapecó@, agora tem um local físico para se desenvolver, e isso é muito importante”.

A expectativa de início das atividades é para o fim de fevereiro de 2021, quando as empresas que forem selecionadas estarão dando início às suas atividades no Centro de Inovação. “No início era apenas um sonho, agora, temos a materialidade de um projeto que fará o diferencial da nossa região. Estamos muito felizes pois sabemos o resultado que poderemos ter no futuro para o desenvolvimento de nossa região”, completa o reitor.

Em Chapecó, a construção do prédio do Centro de Inovação Tecnológica iniciou ainda em 2014, e desde lá muitos foram os desafios para que a obra fosse finalizada. A edificação, situada na grande Efapi, foi construída em um terreno doado à prefeitura de Chapecó pela mantenedora da Unochapecó, a Fundeste. São parceiros do projeto a Unochapecó, Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Prefeitura de Chapecó, Acic e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. (Comunicação Unochapecó).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios