EducaçãoGeral

Uno realiza Formação Continuada aos professores do noroeste de Santa Catarina

Em tempos difíceis, se torna necessário reunir conhecimentos para passar com mais conforto pelas adversidades. A Unochapecó, enquanto universidade comunitária, promove desde antes da pandemia capacitações para professores da rede de ensino fundamental e médio com o intuito de agregar no desenvolvimento educacional local. Com o tema ‘Acolhimento Psicossocial, Currículo e Avaliação Formativa’, a Universidade está realizando uma formação de  40 horas para 548 professores de municípios do noroeste de Santa Catarina. A nova fase de formação iniciou no dia 19 de outubro e se estende até o dia 27 de novembro. Devido a pandemia, será ofertada via Google Meet e objetiva contribuir para o acolhimento socioemocional da comunidade escolar no retorno das atividades escolares após a Covid-19.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A parceria surgiu a partir da demanda levantada pelos municípios junto a Unochapecó. Em março, o professor Elcio Cecchetti e outros docentes da Universidade realizaram uma formação sobre Tecnologias Digitais de aprendizagem com estes municípios. Mais tarde, no mês de setembro, a Instituição foi procurada novamente para reorganizar o retorno das aulas pós-pandemia. “Objetivamos não só preparar a primeira semana de reinício, mas acolher de modo contínuo e processual tanto os profissionais da educação, quanto os estudantes. É mais uma ação que atesta a função social da Unochapecó em atender a comunidade regional”, comenta o professor, responsável por coordenar o projeto.

Uma das participantes da formação é a professora Solange Franzosi. Ela frisa que promover uma formação continuada aos professores contribui para o acolhimento psicossocial da comunidade escolar, já que muitos professores estão com alto nível de estresse. Além de assegurar as aprendizagens essenciais dos estudantes da educação básica dos anos letivos 2020/2021, essas capacitações visam atualizar os docentes com as ferramentas virtuais e apresentam uma forma de avaliar os alunos neste novo cenário. “A capacitação está sendo valiosa e de grande importância para os profissionais da educação, pois só veio a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Acho que é o momento de aprendermos juntos, pois a educação nunca mais será a mesma e nem nós seremos os mesmos profissionais”, finaliza.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios