EconomiaGeral

Turismo como propulsor do desenvolvimento econômico local

O turismo tem se destacado no município de Itapiranga, no extremo oeste catarinense. Apenas a Oktoberfest atrai mais de 35 mil pessoas durante quatro dias do evento, com o incremento de aproximadamente 1,5 milhão/por edição no movimento econômico local. Para dinamizar o setor e proporcionar atrativos aptos a receberem visitantes durante todo o ano a Administração Municipal tem elaborado estratégias como a execução do Plano Municipal de Turismo, o plano de marketing turístico com o estudo do DNA do município, além da criação de várias rotas e roteiros. Essas ações fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.

Itapiranga realiza a mais antiga Oktoberfest do Brasil, sendo que neste ano acontecerá a 42ª edição, por isso é conhecida como o berço nacional da Oktoberfest. A organização dessa iniciativa conta com o envolvimento de mais de 1,2 mil moradores, além da movimentação na rede hoteleira local e dos municípios próximos. Para valorizar esse evento histórico, foi inaugurado em outubro de 2018 o Memorial da Oktoberfest, com investimento de R$ 250 mil com recursos da administração pública municipal. Esse equipamento turístico recebeu até o mês de fevereiro deste ano mais de 3 mil turistas.

Para que os visitantes tenham uma experiência da cultura germânica, com o sabor da gastronomia típica e música alemã, foi criado o programa “Dia D Deutschland”, que ocorre no primeiro sábado de cada mês com a participação de 44 empresas. “Essa iniciativa está na 30ª edição e entre os resultados observados estão o aumento de 15% nas vendas dos estabelecimentos cadastrados e o incremento de 5% no número de empregos”, analisa a secretária de desenvolvimento econômico e turismo, Carlise Welter Werlang.

Outra ação foi o programa “Selo Produto Itapiranga” criado com o objetivo de dar visibilidade aos produtores e serviços de origem local que tenham características da colonização, das tradições e da cultura germânica. O selo é uma certificação concedida tanto aos itens da agricultura familiar quanto das empresas, do artesanato e dos produtos culturais.

“Aliado a essas ações o Programa Cidade Empreendedora tem uma importante contribuição para o desenvolvimento do turismo local e a Sala do Empreendedor no fortalecimento dos pequenos negócios e no fomento de novas atividades econômicas. No período de 2018 a 2019 foram qualificadas 2.458 pessoas, com capacitações, oficinas, palestras e consultorias gratuitas. Além disso, observamos redução nos gastos públicos e crescimento de 160% nas compras da agricultura familiar e de 15% no comércio local, o que foi possível com otimização da organização interna e dos processos administrativos”, enfatiza o prefeito Jorge Welter.

Atrativos 

Entre os atrativos locais estão as áreas de lazer Barra do Peperi-Guaçu com o Marco das Três Fronteiras, a Barra do Macaco e os Mirantes do Rio Uruguai, do Peperi-Guaçu e do Bela Vista. Os turistas também têm à disposição as estruturas da Pousada Europa, Hotel União (turismo de negócios), Hotel Mauá (turismo de negócios), Recanto Goergen (turismo esportivo e rural), Sítio Vivenda Verde (turismo de experiência e rural), Stoffel Turismo Rural (turismo rural e de eventos), Arte em Pedras Kummer, Agroturismo Sabores da Roça (agroturismo e turismo de experiências), Viveiro de Pássaros Reis, Agência Receptiva Move Turismo (turismo de experiência), Agência Receptiva Faju Soluções Turísticas (turismo de experiência). (Fonte MB Comunicação).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios