DestaqueInternacional

Tribunal na Bolívia volta a considerar 1ª contagem de votos e dá vitória a Evo

O Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia voltou atrás na contagem manual voto a voto, retornou à contagem rápida que estava realizando no domingo (20) e anunciou, às 21h30 no horário de Brasília desta segunda (21), que Evo Morales foi eleito no primeiro turno.

O opositor Carlos Mesa anunciou que não reconhece o resultado. O órgão eleitoral afirmou que, com 95,22% das atas de votação verificadas, o atual presidente tem 46,86% dos votos contra 36,73% de Mesa.

Na Bolívia, para se eleger em primeiro turno, é necessário ter 50% dos votos mais um ou índice acima de 40% mais diferença de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

Do lado de fora do tribunal, militantes do partido Comunidad Ciudadana, do candidato opositor, gritavam “fraude”, enquanto os apoiadores de Evo celebravam.

A polícia teve de intervir para conter enfrentamentos dos dois lados.

O resultado é surpreendente porque, no dia anterior, ao ser interrompido com 83% das atas verificadas, a apuração indicava segundo turno entre os dois candidatos, com Evo com 45,28% e Mesa com 38,1%.  (Fonte Gaúcha ZH).

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios