Destaque

Temperatura na Antártica supera os 20ºC pela 1ª vez

A Antártica registrou temperatura de mais de 20°C pela primeira vez na história, da acordo com o jornal britânico “The Guardian”, aumentando o medo sobre as mudanças climáticas no maior repositório de gelo do mundo.

Segundo a reportagem, a temperatura de 20,7°C foi medida por cientistas brasileiros na ilha de Seymour, no domingo (9). A marca é  quase um grau acima do recorde anterior de 19,8°C, registrado na ilha de Signy, em janeiro de 1982.

Há menos de uma semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) registrou a temperatura de 18,3°C na estação Esperanza, que fica a 100 quilômetros da estação brasileira.

Os recordes ainda precisam ser confirmados pela Organização Meteorológica Mundial.

A reportagem do “The Guardian” ouviu o pesquisador e professor da Universidade Federal de Viçosa Carlos Schaefer. O brasileiro atua no Terrantar, projeto que integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Segundo ele, a temperatura na península, nas Ilhas Shetland do Sul e no arquipélago de James Ross, do qual Seymour faz parte, tem estado irregular nos últimos 20 anos. Após o resfriamento na primeira década deste século, vem aquecendo rapidamente.

Aumento do nível do mar

O efeito mais direto do degelo é a elevação do nível do mar, que pode chegar a 1 metro até 2100, em todo o planeta. A Antártica contribuirá com menos de 10% do total, mas, quando o gelo do Ártico desaparecer, o continente gelado será o maior responsável pelo aumento contínuo dos oceanos.

Jefferson Cardia Simões, vice-presidente do Comitê Científico Internacional sobre Pesquisas Antárticas, avalia que a perda de gelo antártico é dominada pelo aumento da velocidade, recuo e rápido afinamento das principais geleiras da porção ocidental do continente. (Fonte O Globo).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios