DestaqueEventos

Startup Weekend Chapecó incentiva a cultura inovadora de negócios

Criar uma startup em 54 horas de imersão, na qual o participante apresenta uma ideia e forma uma equipe multidisciplinar para desenvolvê-la com apoio de mentores e suporte técnico. Esse é o desafio proposto pelo Startup Weekend Chapecó Desbravalley, que integrou 13 ideias e 133 inscritos de vários municípios da região, no último fim de semana, na sede da JCI Chapecó. O evento, criado e mantido pela aceleradora americana Techstars – maior do mundo dedicada ao fomento do empreendedorismo e à criação e o fortalecimento de startups –, tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC.

O professor universitário Ricardo Hendges participou pela primeira vez do Startup Weekend com o propósito de desenvolver sua ideia inicial, que era um jogo de mesa com realidade aumentada, validando em que áreas o aplicativo pode ser útil e interativo. Esse conceito, segundo Hendges, é um questionamento que se fazia há mais de oito anos e surgiu a partir de sua pós-graduação em jogos, porém imaginava que seria apenas um hobby até observar que poderia ser uma proposta de negócio. “A experiência em participar é muito positiva, pois temos a contribuição de mentores capacitados e observamos que nossa ideia original precisa de muito desenvolvimento ainda. Nossa equipe esteve muito sintonizada e o protótipo ficou bem diferente do que imagina”, comentou.

A empreendedora e organizadora voluntária do evento em Chapecó, Raiana Comiram, enalteceu a importância do Startup Weekend, por ensinar a metodologia necessária para tirar a ideia do papel e a importância de formar um time multidisciplinar, que não se abale em refazer o processo quantas vezes for necessário e que contribuirá no desenvolvimento de um negócio de maneira inovadora, rápida e fácil.

Raiana é a proprietária da empresa To Rocket Design há três anos e seu conceito foi concretizado a partir da participação do Startup Weekend. “Esse processo foi muito importante, pois compreendi exatamente o diferencial de um startup e de uma empresa. Começamos como stratup e precisamos de muita adequação para realizar a prestação de serviço em design e tivemos dificuldade em escalonar e replicar com eficácia e qualidade o serviço, por isso resolvemos transformá-la em uma empresa com negócio diferenciado para organizações inovadoras” relatou ao comentar que participou das edições anteriores como participante, organizadora e mentora.

A funcionária da Google Brasil que atua na área de produção search e mentora voluntária pela primeira vez em Chapecó, Keiko Mori, observou que o cenário governamental atual não facilita o movimento de empreendedorismo. “Observa-se que eventos como esse promovem o empoderamento dos jovens e incentiva a cultura inovadora de negócios. Participo de edições do Startup Weekend há cinco anos e conheço empresas que estão no mercado – a exemplo da Easy Taxi -, de São Paulo, que nasceram no evento e são um case de sucesso, sem necessariamente terem sido vencedoras, mas que apostaram na ideia de negócio”, explanou.

Keiko antecipou que o segredo de ter uma startup de sucesso é atender uma “dor da população”. “Muitos participantes pensam na solução, antes do problema, por isso, ao desenvolver sua ideia original percebem que não tem viabilidade de mercado. Outro aspecto que ocorre no evento são categorias de negócios recorrentes com as temáticas de reciclagem, produtos orgânicos, educação e aplicativos. Isso acontece em função das informações de mercado que incentivam o surgimento dessas propostas”, analisou.

De acordo com a coordenadora da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) e organizadora voluntária, Franciele Pastere, o evento contribui para o desenvolvimento de ideias, que podem ser tiradas do papel e se tornarem em um negócio real. “Apoiamos esse evento porque a partir das propostas apresentadas no fim de semana, poderemos viabilizar um elo para aprimorá-las no habitat de inovação, que é a incubadora tecnológica”, enalteceu.

O analista técnico do Sebrae/SC e organizador voluntário, Eduardo Sganzerla, ressaltou a contribuição de todos os organizadores, dos mentores e dos parceiros que viabilizaram a quinta edição, que superou as expectativas no número de inscritos e na evolução das ideias apresentadas. “A dinâmica com a formação de times multidisciplinares para aprimorar as propostas e a metodologia intuitiva proporciona um espaço para que os participantes observem possibilidades, verifiquem hipóteses, validem a ideia no mercado, realizem pesquisa à campo e por fim, consigam resolver problemas e anseios da sociedade”, comentou.

Os vencedores da quinta edição do Startup Weekend Chapecó Desbravalley foram: em primeiro lugar “FeiraFarma”, em segundo “Bom de Garfo” e em terceiro “Filho Rico”. Recebeu a menção honrosa “Rolepp”.

Empreendimentos inovadores

O Startup Weekend é uma das ações apoiadas pelo Projeto Startup SC, que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o território catarinense. A iniciativa é do Sebrae/SC com patrocínio da Ágora Tech Park, Aurora Alimentos, Escola do Financeiro, Foresee, Indyxa, Involves, Multilog, NSC, PagueVeloz, ProJuris, Softplan e Silva Santana&Teston.

O evento de Chapecó contou com a patrocínio do Sebrae, Unochapecó, UFFS, Uceff, Unoesc, Senac, Grupo GV, Renovigi, ACB Bebidas, Clic Sushi, Sicredi, PackID, Mogano Premium Hotel, To Rocket, BS Áudio, Fenix, Giulietta, Full Fotos, Casa Make, Amplimed, Optidata, MHNET e Inova Soluções Tecnológicas. (Informações MB Comunicação).

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios