DestaqueEducação

Sicom orienta sobre flexibilização do horário de trabalho para responsáveis por crianças

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), em função de ofício recebido do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, emitiu orientação às empresas sobre a possibilidade de flexibilização da jornada de trabalho de pais ou responsáveis por crianças durante o período em que deveriam estar em aula. Solicitação nesse sentido foi feita ao Sicom pelo chefe do Executivo Municipal, após reunião com dirigentes de escolas, que indicaram a dificuldade de pais que trabalham, e que, com a suspensão das aulas presenciais devido ao aumento de casos de coronavírus, não têm quem cuide das crianças em casa.

Conforme a entidade, como não está mais em vigor a legislação que permitia no ano passado a suspensão do contrato de trabalho com o Benefício Emergencial do governo, em decorrência da pandemia, atualmente somente é possível a flexibilização da jornada mediante mútuo acordo. Dessa forma, deve ser formalizado acordo por escrito, ou aditivo contratual, entre a empresa e o funcionário ou funcionária, sem gerar prejuízo ao empregado, como a redução do salário maior que à diminuição da jornada.

A diretora executiva do Sicom, Mayara Schmitt Lazzarin, orienta que ao ser estabelecido qualquer acordo por escrito, é preciso observar a legislação, bem como a convenção coletiva de trabalho. Ao mesmo tempo, reforça a importância de que as empresas mantenham as medidas básicas de prevenção, especialmente o uso de máscara, a utilização de álcool 70 e evitar aglomerações, além dos cuidados com os grupos de risco e evitar o ingresso de mais de uma pessoa do mesmo grupo familiar no estabelecimento. Extra Comunica

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios