Destaque

Sesi e Senai de Chapecó farão testes para Covid-19

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) está implantando um laboratório de biologia molecular no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas em Chapecó para a realização de testes de diagnóstico RT-PCR, que detecta o novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta semana pelo gerente executivo do Sesi/Senai nas regionais Oeste e Extremo Oeste e gerente executivo de Tecnologia do Senai/SC, Geferson Luiz dos Santos.

O tema foi abordado em reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da Fiesc com os sindicatos patronais das indústrias filiados à entidade. O encontro foi presidido pelo vice-presidente regional Oeste Waldemar Antônio Schmitz e contou com a presença dos dirigentes do Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec.

O RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus Sars-CoV-2 está presente no corpo. De acordo com Santos, a capacidade será de 4.200 testes por mês, com possibilidade de ampliação para até 8.600 testes mensais. “Estamos iniciando as reformas necessárias para a implementação desse serviço e adquirindo os equipamentos”, informou. O investimento inicial será de R$ 1,8 milhão.

Os recursos para o projeto foram aprovados no Edital de Inovação na Indústria, via Senai Nacional. São recursos do BNDES que estavam previstos para serem investidos em Florianópolis. Porém, o diretor regional do Senai/SC, Fabrizio Machado Pereira, articulou a mudança para que o investimento fosse feito no Oeste. “É uma grande vitória para a região. Nesse momento, serão atendidas as necessidades em função da pandemia, mas o laboratório ficará em Chapecó e no futuro oferecerá serviços especializados para área de alimentos. O Oeste é o berço da agroindústria e merece o investimento”, comenta Santos. A intenção é consolidar a região como centro de referência nacional de alimentos.

O laboratório integrará o novo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, cuja construção foi anunciada em 2019 pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. O novo centro de referência em tecnologia na área de alimentos será construído em Chapecó pelo Senai com investimento da ordem de R$ 20 milhões. Estará em terreno pertencente à Fiesx e localizado na Rua Osvaldo Cruz, no bairro São Cristóvão.

O futuro centro potencializaráuma série de serviços e produtos, incluindo ensaios em pescados, sanidade animal, bebidas com leveduras, cromatográficos, alergênicos, toxidade e de metais em produtos de carne. Fará, também, o desenvolvimento de formulações e de novos produtos, rotulagens, consultorias Food Defense, para certificação halal e para validação térmica de estufas de cozimento, ensaios de grãos e laboratório de leite.

Testes rápidos

O Sesi está iniciando a atuação nas duas modalidades de testes para Covid-19: os testes rápidos e os RT-PCR. O gerente executivo regional explica que a diferença entre os testes é que o PCR é mais sensível e deve ser feito entre o terceiro e o oitavo dia de contágio. O teste rápido, imunológico, identifica o vírus após o oitavo dia de contágio. “Dependendo do dia em que é feito, pode dar um falso/positivo, por isso é importante o acompanhamento de um profissional de saúde”, alertou Santos. Para as indústrias, os preços são diferenciados. O SESI também pode fazer a aplicação dos testes na empresa.

Solicitações da indústria

Durante a reunião da Vice-Presidência Regional Oeste, os dirigentes dos sindicados patronais filiados à Fiesc falaram das estratégias que estão adotando para o enfrentamento da pandemia e também das dificuldades. Entre os problemas do momento está o acesso ao crédito e as incertezas causadas pela crise sanitária. Os sindicatos estão atuando junto às indústrias para buscar soluções e implementando ações para contribuir com as empresas. “Fizemos uma pesquisa que identificou as dificuldades. Levaremos as demandas para a presidência da Fiesc para buscar alternativas para resolver ou, pelo menos, amenizar os problemas”, argumentou Waldemar Schmitz, ao acrescentar que o momento é para reaprender e inovar. (MB Comunicação).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng ?

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios