Destaque

Semana de Conciliação pode resolver mais de 400 processos em Chapecó

Servidores, colaboradores, advogados, voluntários e magistrados uniram forças para a 14ª Semana Nacional de Conciliação. Entre os 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis da comarca de Chapecó foram agendadas 435 audiências a serem realizadas entre segunda (4) e a próxima sexta (8). O volume é maior do que o atendido mensalmente. Grande parte das ações judiciais pautadas para esta semana especial já tramita pelo sistema eproc, apenas algumas são remanescentes do e-Saj. São processos com alta possibilidade de acordo como cobranças, danos morais, direito do consumidor, acidentes de trânsito, dívidas bancárias, entre outros, cujos trâmites poderiam levar anos para chegar à conclusão.

O período de expediente também foi ampliado nesta semana. Sendo assim, as audiências acontecem nos períodos matutino e vespertino. Além do fórum, as tratativas estão agendadas nas entidades parceiras do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que são Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Procon, Unochapecó e Unoesc.

Na audiência de conciliação, as duas partes do processo se encontram para conversar sobre a possibilidade de um acordo. Um profissional da área do Direito auxilia na negociação e, em caso positivo, o acordo é homologado e o processo termina ali. Essa alternativa pode ser solicitada por qualquer uma das partes que demonstrar a vontade de resolver o problema. Aproximadamente 30% das ações judiciais que chegam até as quatro Varas Cíveis e os dois Juizados Especiais da comarca de Chapecó são resolvidos dessa maneira. Atualmente, tramitam 23.947 processos nessas unidades.

“A ideia não é fazer uma das partes perder, mas sim agilizar a negociação e reestabelecer o diálogo entre os envolvidos. Assim, os dois lados saem ganhando: quem recebe e quem se livra da dívida”, avalia o juiz do 1º Juizado Especial Cível e diretor do foro, André Alexandre Happke. Vale lembrar que cidadãos e instituições podem procurar o Tribunal de Justiça para propor a conciliação a qualquer momento, não somente durante a Semana Nacional da Conciliação.

Oeste

As comarcas de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, e Xaxim também aderiram à Semana Nacional de Conciliação. Além de Chapecó, também são parceiros os Procon de Seara, Xaxim, Campo Erê e Xanxerê. Em Chapecó, ainda a Celesc terá programação especial de negociação de dívidas a partir desta terça (5).​ (Informações Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios