GeralSaúde

Seis cuidados que você deve ter com a saúde dos olhos no verão

O verão é sinônimo de dias ensolarados, temperaturas altas e passeios ao ar livre. Essa combinação de fatores pede atenção para alguns cuidados com a saúde, principalmente da pele e dos olhos. De acordo com dados publicados no portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) a incidência de problemas oculares causados por vírus e bactérias aumentam cerca de 46% no verão, especialmente casos de conjuntivite e ceratite.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

Listamos abaixo seis cuidados com os olhos no verão: 

1. Uso de óculos de sol

A radiação ultravioleta é responsável por sérios problemas da visão como catarata precoce e degeneração macular da retina. Para evitar possíveis doenças, o uso de óculos de sol com proteção contra os raios ultravioletas é essencial. O oftalmologista e presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Ayrton Ramos recomenda usar lentes de qualidade e que protejam entre 90% e 100% da radiação UV.

2. Cuidados depois de nadar

O oftalmologista cita o cuidado dos olhos com a água da piscina ou do mar. “Para manter a água da piscina limpa são usadas substâncias químicas e cloro, produtos que podem irritar os olhos, deixá-los vermelhos e a visão embaçada, por isso, a orientação é o uso de óculos de natação para evitar tais problemas”, ressalta Ramos. Já a água do mar pode conter impurezas, além do sal, o que também pode provocar irritação ou alergias. Nesse caso a recomendação é o uso de colírio.

3. Evitar longos períodos de exposição ao sol

O presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia comenta que o excesso de sol ao longo da vida pode causar catarata e até câncer. A recomendação é o uso de óculos escuros, além de boné, chapéu ou viseira e evitar a exposição nos horários de pico da radiação – entre 10 e 16 horas.

4. Cuidado com produtos para pele e cabelo

O uso de hidratantes, cremes para o cabelo, filtro solar e até maquiagem podem causar irritações e alergias. Deve-se tomar cuidado durante a aplicação desses produtos para não usar em excesso em áreas muito próximas aos olhos.

5. Uso colírio para lubrificação

O tempo seco e a baixa umidade do ar também influenciam na saúde ocular, podendo causar a síndrome do olho seco. “O tempo quente e seco, além do vento e o uso do ar condicionado afetam a lubrificação dos olhos, que se não tratado corretamente com o uso de colírio, podem ocorrer algumas complicações, como a ceratite”, comenta Ramos.

6. Evitar coçar ou tocar os olhos

Os casos de conjuntivite aumentam no verão, devido ao calor e maior aglomeração de pessoas que favorecem o contágio por vírus e bactérias. Os olhos também são a porta de entrada para o novo coronavírus, por isso a orientação é evitar levar as mãos aos olhos, coçá-los e compartilhar toalhas. Caso for realmente necessário tocar os olhos, a dica é higienizar adequadamente as mãos antes, com água e sabão.

Ramos salienta que há tratamento para a conjuntivite, para isso a recomendação é consultar um médico oftalmologista para que ele indique o melhor a ser feito. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se usar o soro fisiológico para a limpeza dos olhos e compressas geladas sobre as pálpebras. Por Francelise Martini para Casa de La Gracia Comunica

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios