DestaqueSaúde

Secretário da Saúde diz que prioridade é abrir leitos e melhorar processos

O secretário de Estado da Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, chegaram na manhã desta segunda em Chapecó, para montagem do Centro Integrado de Operações, com o objetivo de enfrentar o aumento de casos de Covid na região Oeste e lotação dos hospitais.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

“Primeiro vamos fazer um diagnóstico da situação. Nossa prioridade é aumentar o número de leitos e melhorar processos”, disse o secretário.

A equipe chegou no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso próximo das 9h e foi direto para a prefeitura de Chapecó, onde realizou uma reunião com o prefeito João Rodrigues, secretário de Governo, Thiago Etges, secretário da Saúde, Luiz Carlos Balsan, e equipe diretiva da Saúde.O prefeito João Rodrigues explicou as medidas já tomadas, como fechamento de bares, pubs, tabacarias, cinemas e teatros, redução do horário dos restaurantes, suspensão das aulas presenciais, nova lei aumentando o rigor nas multas e interdição de estabelecimentos, aumento na fiscalização, testagem e contratação de mais médicos. Além disso a Secretaria de Saúde do Estado já mandou 15 respiradores para Chapecó neste mês, o que permitiu aumentar o número de leitos em UTI e em outros setores.

O secretário André Motta Ribeiro disse que as medidas são adequadas mas que elas precisam ser tomadas em conjunto por toda a região e não somente pelo Estado. Ele falou que todos precisam unir forças. Uma reunião deverá ser convocada para amanhã, com prefeitos e secretários de Saúde.

No final da manhã a equipe se deslocou para o Hospital Regional do Oeste, para conversar com a direção e conhecer a estrutura disponível. No ano passado foi inaugurado um novo prédio, com 11 andares, mas que não foi ocupada nem metade dessa estrutura.

O prefeito João Rodrigues disse que a abertura de 28 leitos de UTI e mais 30 de enfermaria ajudariam bastante, para reduzir as transferências de pacientes para outros hospitais.

No domingo o prefeito conversou com o presidente Jair Bolsonaro, por telefone, e recebeu a garantia de que o Ministério da Saúde dará o apoio necessário.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios