Geral

Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança campanha para conscientização ambiental

A primeira ação do projeto, desenvolvido pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA), que contou com envolvimento dos servidores da SDE, ocorreu na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o último final de semana. Na oportunidade foram realizadas atividades de conscientização e distribuição de materiais sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Sabemos que há muito a ser feito, é um papel importante de cada um de nós. Para mudar este cenário precisamos de uma reflexão sobre nossos hábitos e o caminho mais efetivo se dá pela conscientização das pessoas em relação aos danos ao meio ambiente. A campanha tem a missão de contribuir para formar multiplicadores de novas práticas, mostrando o quanto, uma simples mudança de rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Foram realizadas dinâmicas com perguntas relacionadas ao tema e a entrega de brindes ecológicos, além da disponibilização de informações ambientais sobre o tema: sustentabilidade x hábitos diários.

Para o secretário executivo da SEMA, Celso Albuquerque, ações como estas têm um papel fundamental de sensibilizar a sociedade civil, governo e setor empresarial para mudanças urgentes nas atitudes a fim de que cada um possa assumir a sua responsabilidade com o futuro sustentável do nosso planeta.

Mais plásticos do que peixes

De acordo com os dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), banhistas que frequentam as praias dividem espaço, a cada trecho de 8 quilômetros, com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, todos os anos, cerca de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar. Algumas estimativas apontam que, se não for diminuído o ritmo com que se descartam itens como garrafas plásticas, sacolas e copos depois de um único uso, até 2050, os oceanos terão mais plásticos que peixes e 99% das aves marinhas terão ingerido o material.

DADOS

Nesta segunda-feira, foram contabilizados os primeiros resultados da campanha que deve envolver várias cidades do Estado, bem como, eventos e campanhas de sensibilização e conscientização da sociedade. Na tarde de sábado, foram impactadas mais de 600 pessoas, que passaram pelo local.

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios