Destaque

Sebrae/SC apresenta proposta de educação empreendedora para Unochapecó

 Sebrae/SC é referência na educação empreendedora. Desde 2013 a entidade tem ampliado soluções para quem deseja ter seu próprio negócio ou para o profissional que pretende aprimorar suas características e seus comportamentos na empresa em que atua. Outro viés estratégico para expandir essas iniciativas no Estado é a busca constante por novos parceiros.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Com esse objetivo foi realizada na última semana reunião em Chapecó, no oeste catarinense. Representaram o Sebrae/SC o gerente de inovação e empreendedorismo de Santa Catarina Jefferson Reis Bueno e o gerente regional no oeste e no extremo oeste Udo Martin Trennepohl. Participaram pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) o diretor da Agência de Gestão da Inovação – Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, Rodrigo Barichello e o gestor de negócios do Parque Tecnológico, Rodrigo Savenhago.

“A intenção é despertar o empreendedorismo, não apenas para formalização de novos negócios, mas de maneira que esse conhecimento faça a diferença na vida das pessoas. Por isso, o Sebrae/SC possui iniciativas nessa área que contemplam alunos do ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior”, antecipou o gerente de inovação ao comentar sobre a proposta apresentada para a universidade. As ofertas para os acadêmicos são de oficinas, palestras e minicursos extracurriculares.

Para Bueno, a educação empreendedora é capaz de formar cidadãos protagonistas de suas carreiras. “Atuando no próprio negócio ou no intraempreendedorismo (processo que ocorre dentro de uma empresa, independente do porte) o profissional terá capacidade para analisar riscos, definir estratégias de atuação, movimentar temáticas diferenciadas, além de desenvolver ou formar outros empreendedores”, ressaltou o gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/SC.

Conforme levantamento do Sebrae/SC, com a educação empreendedora em 2020 foram alcançados 80 mil jovens no território catarinense e formados como multiplicadores mais de 10 mil professores. Além disso, no ensino superior de Santa Catarina a temática foi abordada com mais de 46 mil universitários.

Trennepohl enalteceu a contribuição da Unochapecó para o desenvolvimento territorial. “Estamos alinhando essa parceria com a universidade tanto para promover a educação empreendedora quanto para consolidação de um projeto de desenvolvimento regional voltado para o aumento da produtividade, aprimoramento de gestão e acesso de mercado para determinados setores”, antecipou algumas novidades para 2021 na estruturação de uma rede de inovação.

Atuação da Unochapecó

A Unochapecó é gestora do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, projeto integrador da inovação e do fomento à transferência tecnológica na região oeste de Santa Catarina e demais regiões nas quais estabelece contatos e parcerias.

A universidade é cadastrada junto ao Sebrae/SC para prestar serviços às empresas por meio do Programa de Consultoria de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec). Pelo programa o Sebrae/SC apoia as micro e pequenas empresas com subsídios entre 50% e 70% para desenvolvimento de tecnologias ou formação de mão de obra que contribuam para a expansão das atividades. 

Para Rodrigo Barichello, a parceria com o Sebrae/SC tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações já realizadas pela Universidade, com a intenção de promover a cultura do empreendedorismo e da inovação para estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade. “Esta parceria é motivo de muito orgulho para a Unochapecó/ Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, pois o Sebrae é um parceiro de longa data, uma instituição nacionalmente respeitada e reconhecida pela efetividade na promoção da cultura empreendedora, startups e apoio aos pequenos negócios no País”.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios