Destaque

Scanner de bagagens começa a operar no acesso ao Fórum de Chapecó

A instalação de um aparelho scanner de bagagens, também chamado de raio X, junto à recepção do prédio da comarca de Chapecó, nesta semana, encerrou mais uma etapa do plano de melhorias na área da segurança naquela unidade jurisdicional. O equipamento é semelhante àqueles utilizados na área de embarque dos aeroportos. De acordo com a Resolução n. 14 do TJSC, de 21 de agosto de 2019, tesouras, canivetes, facas ou qualquer material pontiagudo e que ofereça risco à segurança será retido com perdimento.

O aparelho registra a imagem de todos os objetos existentes dentro de bolsas ou mochilas, independentemente do tamanho da peça, sem precisar tocá-las ou abri-las. Um policial acompanha o funcionamento e averigua as imagens, que ficam arquivadas no próprio equipamento. Os tipos de materiais, como metal, plástico e couro, por exemplo, são identificados por cores diferentes.

De acordo com a servidora Suzeli Scheffer Lucietto, chefe de secretaria do foro da comarca, a chegada do raio X completa o pacote de medidas para aumentar a segurança de usuários, servidores e colaboradores do prédio. “Todas as medidas visam padronizar a segurança dos fóruns, adequando as estruturas às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJSC”, explica Suzeli.

O processo de melhorias na área de segurança teve início em 2018, com a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em seguida, foi realizado um diagnóstico em todas as comarcas do Estado. Os policiais dos fóruns e os chefes de secretaria receberam treinamento. Na comarca de Chapecó, a recepção foi reorganizada para realizar o cadastramento dos visitantes, que também passam pelo pórtico detector de metais. O estacionamento interno agora é controlado, assim como o acesso ao fórum com arma de fogo para quem tem porte permitido. (Informações TJSC/NCI Oeste).

Quer receber Notícias como esta no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios