Destaque

Santa Catarina foi atingida por tornado, afirma meteorologista

O município de Sangão, no Litoral Sul catarinense, foi atingido por um tornado de categoria F1, na tarde desta sexta (13), por volta das 16h45, conforme informação do meteorologista Piter Scheuer. A informação é do portal SCC10.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

“Na imagem só aparece a nuvem funil, não aparece ela tocando o solo, mas tem alguns relatos de moradores de Sangão e proximidades que afirmam que a nuvem tocou o solo e causou transtornos”, diz o especialista. Piter destaca que ainda é preciso outras verificações técnicas, entretanto, tudo indica que o tornado registrado pode ser de categoria F1, com ventos de até 180 km/h, uma forma mais fraca do fenômeno.

Veja o relato:

Defesa Civil verifica o caso

A assessoria de comunicação do Estado de Santa Catarina informou que até o momento, não há confirmação de que seja um tornado. O órgão está verificando “possível ocorrência de tornado no Litoral Sul”.

O radar meteorológico de Lontras registrou um núcleo de tempestade com forte intensidade. A precipitação chegou as 120 mm por hora, sobre Sangão e Jaguaruna, conforme o órgão.

“Este tipo de sistema também pode ser caracterizado como uma supercélula, que possui potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e, por vezes, tornado”, explica a Defesa Civil em nota meteorológica.

Tempestade causou estragos

A Defesa Civil informou que foram registradas quedas de árvores e postes, alagamentos, residências e empresas destelhadas e com coberturas afetadas.

As estações meteorológicas na região marcaram raiadas de vento na casa dos 70 km/h, entretanto, a intensidade do vento pode ter sido ainda maior de forma localizada. A Defesa Civil está analisando as imagens dos danos e dados das estações meteorológicas e radares. Por SCC10 

Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Veja o vídeo do fenômeno

Vídeo: Agnaldo Rádio Estação Cocal / via Piter Scheuer
Vídeo: Redes sociais / Governo do Estado de Santa Catarina / Divulgação 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios