DestaqueEconomia

Santa Catarina é o 3º estado que mais gerou empregos em julho no país

Santa Catarina registrou a criação de 12,1 mil postos de trabalho formais no mês de julho, ocupando a terceira posição entre os estados com maior geração de empregos. A indústria foi responsável por 34% de todas as vagas criadas no período, com 4.126 empregos formais.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, foram geradas 108 mil vagas no estado, com a indústria destacando-se como o setor econômico com o maior saldo de empregos em 2024, acumulando 51 mil postos (48%), de acordo com dados do Caged.

“A indústria de SC mantém seu papel fundamental para a geração de riqueza no estado, movimentando o mercado de trabalho e alavancando o crescimento dos demais setores da economia. Nossa indústria de transformação se destaca no cenário nacional, reforçando a competitividade dos nossos produtos tanto no mercado nacional como nas exportações”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Influência do juro

Na liderança da atividade industrial no mês, o setor da construção gerou 849 empregos, incentivado por juros mais baixos. Boletim do Observatório Fiesc aponta que, nesse segmento, a atividade de serviços especializados para construção registrou saldo de 683 novas vagas e a de construção de edifícios gerou 298 empregos em julho. Na cadeia produtiva da construção, esse movimento incentivou a fabricação de artefatos de concreto, cimento e gesso, contribuindo para a geração de 116 novos postos de trabalho na indústria de minerais não metálicos.

Outro segmento favorecido pela queda da Selic foi a indústria de máquinas e equipamentos, que registrou saldo positivo de 623 postos formais de trabalho no mês. Dentro dessa atividade, destacou-se a fabricação de tratores e máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária, com geração de 181 vagas. A atividade de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos foi responsável pelo saldo de 173 novos empregos.

Também refletindo as condições de acesso ao crédito mais favoráveis, a indústria de equipamentos elétricos registrou abertura de 348 vagas em julho. O desempenho teve a contribuição do aquecimento da demanda interna, com o aumento das vendas de eletrodomésticos, além da exportações de motores e transformadores elétricos.

Consumo

O setor de produtos químicos e plásticos, que liderou a geração de oportunidades na indústria de transformação com 785 vagas, foi beneficiado pelo elevado consumo das famílias. Esse nível de consumo é reflexo do aumento dos rendimentos reais dos trabalhadores. O setor têxtil, de confecção, couro e calçados gerou 415 vagas em julho.

“Além disso, a indústria automotiva catarinense gerou 343 novos empregos, estimulada pela demanda agregada, com a alta produção de veículos leves, influenciada, também, pelo comércio varejista de peças e acessórios”, ressaltou o economista do Observatório FIESC, Marcelo de Albuquerque.

Comércio e Serviços

O mercado de trabalho mais aquecido tem se refletido também no setor de serviços, que foi o setor líder em geração de novos empregos formais em julho, com saldo de 6,8 mil. Esse ramo da economia foi influenciado pelas atividades de seleção e agenciamento de mão de obra. Já o comércio registrou 1,2 mil vagas, com destaque para o comércio atacadista.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios