Destaque

“Sabemos que nem começou”, afirma comandante da PM sobre pandemia em SC

Durante coletiva na manhã desta quinta (19), o secretário da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, acompanhado do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, e do comandante-geral da PMSC, Cel Araújo Gomes, voltou a reforçar a necessidade das medidas de isolamento para evitar uma disseminação ainda maior do coronavírus no estado. De terça para quarta-feira o número de casos confirmados em Santa Catarina dobraram e com a mudança de metodologia na realização de testes é possível que o número de infectados não diagnosticados seja ainda maior que os dados informados.

“A partir de agora, os testes serão feitos por amostragem em todas as regiões do estado”, afirmou Zeferino.

O comandante da Polícia MIlitar, coronel Araújo Gomes, pediu compreensão das pessoas no cumprimento do decreto publicado na quarta-feira, 18, que determina o fechamento de estabelecimentos não essenciais e a não circulação de transporte público nos limites do estado. Empresas com mais de 50 funcionários também devem adotar medidas para trabalho home office.

“Pedimos é que as pessoas tenham consciência do nosso grau de urgência nas ruas porque nós sabemos que nem começou. É como se nós tivéssemos na fase de alerta de um furacão, nós estamos preparando a cidade, preparando as casas, nos cuidando para que o impacto seja o menor possível”, destacou o comandante.

Até o momento são 14 infectados em Santa Catarina. Dois seguem internados em UTIs, um em Braço do Norte, Sul do Estado, e outro em Florianópolis. O estado de saúde dos pacientes é estável, informaram as autoridades.

Na quarta-feira, 19, a cidade de Balneário Camboriú, importante destino turístico em Santa Catarina, fechou o acesso terrestre para pessoas vindas de outras regiões.

Falta equipamento para profissionais de saúde

Helton Zeferino confirmou a falta de equipamentos de proteção para profissionais que atuam no sistema de Saúde do estado, principalmente álcool em gel e máscaras.

“Estamos sim com dificuldades de aquisição de insumos. Estamos trabalhando com novos fornecedores catarinenses de álcool em gel e também para o fornecimento de máscaras”, explicou.

SC pode estar com mais de 200 infectados

Segundo presidente do Hospital Albert Einstein de São Paulo, médico-cirurgião Sidney Klajner, em entrevista ao Estadão, o pico dos casos na epidemia de covid-19 no Brasil deve ocorrer no início de abril.

Segundo o médico, as análises já feitas sobre o comportamento do vírus apontam que para cada caso notificado no Brasil é possível que existam outros 15 infectados não notificados.

Seguindo esta matemática, em Santa Catarina, é possível estimar que o número de infectados possa já ter chegado a 210 casos, sendo que apenas 14 deles foram confirmados pelas autoridades sanitárias. (Fonte SC Portais).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios