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Rio vive crise na saúde, mas verba de propaganda aumento 50% em 2 anos

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), aumentou os gastos da prefeitura com propaganda em 50% entre 2017 e 2019, como mostra levantamento exclusivo feito pelo G1.

Em 2017, primeiro ano de gestão, o gasto foi de R$ 45,1 milhões. Até 10 de dezembro deste ano, subiu para R$ 67,7 milhões. Os dados foram levantados por meio do Portal da Transparência.

Em meio à crise na Saúde — com hospitais funcionando parcialmente e salários atrasados —, a despesa em publicidade é alvo de questionamento do Ministério Público (MP) e da Defensoria Pública.

Juntas, as instituições entraram com uma ação civil pública pedindo a criação de um gabinete de crise para gerir a rede municipal de Saúde. A Justiça indeferiu liminar.

Na pasta, segundo estimativa dos autores do processo, a Prefeitura do Rio deixou de investir R$ 2,3 bilhões.

“Contraditoriamente, as verbas com propaganda e publicidade foram poupadas em comparação com os gastos e ações e serviços de Saúde”, escrevem procuradores e defensores.

Crise na saúde

Funcionários de hospitais e clínicas da saúde paralisaram os serviços. Eles alegam que estão 90 dias sem receber salários, além do atraso do 13º. Queixam-se ainda das condições de trabalho — como faltas de equipamentos e medicamentos.

Em contrapartida, os autores da ação civil pública dizem ainda que, em 2019, a prefeitura atingiu “o maior patamar em três anos” de publicidade.

Os níveis, dizem, são próximos ao período pré-crise. No último ano do governo de Eduardo Paes (DEM), em 2016, foram gastos R$ R$ 102,2 milhões. Em 2019, chegou a R$ 67,7 milhões.

O que daria para pagar com esse dinheiro?

Entre as ações propagadas, está a do fim do pedágio da Linha Amarela. Os procuradores ressaltam, no entanto, que, com uma possível decisão judicial contrária à prefeitura, o prejuízo do contribuinte pode ser ainda maior.

“Terá servido apenas para onerar ainda mais o combalido Erário com mais uma despesa, conduta incompatível com quem diuturnamente alega queda nas receitas”.

Em 2019, o valor que a Prefeitura do Rio pagou em propaganda foi maior do que no Cegonha Carioca, por exemplo — o programa acompanha gestantes desde o pré-natal até o parto.

Os R$ 67,7 milhões serviriam ainda para pagar, duas vezes, o valor empregado na renovação tecnológica de hospitais e na vigilância em saúde/atenção primária nos bairros. (Fonte G1 Rio).

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