Geral

Reunião esclarece sobre procedimentos de pedidos de viabilidade de empresas

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Núcleo de Estudos Contábeis Chapecó (NECC), promoveu uma reunião com o poder público municipal, nesta sexta (18), para discutir aspectos relacionados aos pedidos de viabilidade de empresas, à liberação de habite-se e concessão de alvarás de funcionamento em Chapecó. Participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arthur Badalotti Smaniotto, o supervisor do Sistema de Registro Integrado (Regin), Gabriel Rudi, e a diretora de Análise e Aprovação de Projetos, Fabiana Grando.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

De acordo com o coordenador do NECC, Everton Alberto Bortolotto, foi feito um levantamento das dúvidas dos contadores para que, durante a reunião, pudessem ser esclarecidas pelos servidores da Prefeitura. “Os contadores são os profissionais que estão à frente da abertura de uma empresa e acompanhando o processo para que o empresário possa iniciar as atividades. O encontro foi produtivo para conhecermos as situações de cada uma das partes e conversarmos sobre alguns aspectos específicos”.

O pedido de viabilidade é um conjunto de procedimentos no qual o empreendedor ou seu contador faz uma consulta às instituições conveniadas – Junta Comercial, Secretaria de Estado da Fazenda, Prefeitura, Corpo de Bombeiros – para verificar a viabilidade do registro ou da alteração cadastral dos dados da empresa. Entre os aspectos levados em consideração, estão o tipo de atividade, se é de baixo, médio ou alto risco, e se está de acordo com o que é permitido em cada local da cidade, conforme o Plano Diretor de Chapecó.

Uma das novidades é que a partir deste mês os Microempreendedores Individuais (MEIs) não precisarão mais de alvará de funcionamento para o início de suas atividades. “É preciso fazer o pedido de viabilidade para verificar o tipo de atividade e o zoneamento, mas isso sendo aprovado, não é mais necessário o alvará, apenas o cadastro no Portal do Empreendedor, cujo procedimento fica pronto em três dias”, explica Smaniotto.

Também foram esclarecidas dúvidas sobre os alvarás condicionado, pré-operacional e provisório, acessibilidade e habite-se, além de questões que envolvem a Vigilância Sanitária. De acordo com Rudi, a maioria das empresas conseguem alvarás provisórios, que possibilita o início do funcionamento da empresa, mas não dispensa a necessidade do alvará definitivo. “A exceção é com as atividades consideradas de alto risco”, complementa.

De acordo com a responsável pelos cursos e capacitações do Sindicont, Sônia Innocente Disner, a reunião foi importante para esclarecer dúvidas pontuais. “O atendimento da Prefeitura está sendo rápido. Acredito que as dificuldades são pontuais e puderam ser encaminhadas nesse encontro virtual”.

O presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, reforçou que a reunião conseguiu sanar as dúvidas dos associados. “Com a aprovação da Lei Complementar nº 666, do ano passado, os procedimentos melhoraram e agilizaram bastante. O atendimento está sendo prático para os profissionais da contabilidade, não temos tido problemas, mas como se trata de legislação e muitos casos específicos relacionados a cada empresa, sempre surgem dúvidas. Por isso, esses momentos são importantes”, concluiu. (MB Comunicação).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios