DestaqueEducação

Rede Municipal desenvolve atividades referentes ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, dia 2 de abril, a Secretaria de Educação de Chapecó (SEDUC) fez um chamamento para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, há, na rede municipal de ensino, 504 estudantes dentro do espectro, atendidos desde a educação infantil até o ensino fundamental.

⬇️Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰

Os estudantes com TEA frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e são acompanhados por profissionais de educação especial em turma, os quais são orientados pelos professores do AEE e pela equipe da articulação de Educação Especial SEDUC.

No ano de 2022, foi implantada uma sala para atendimento AEE-TEA na EBM Jardim do Lago, devido à demanda de estudantes naquele espaço. O objetivo deste atendimento é estimular o desenvolvimento dos estudantes AEE com Transtorno do Espectro Autista, qualificando as habilidades para comunicação social, autonomia e processamentos com planejamento estruturado e lúdico, favorecendo ensino e aprendizagem de conceitos com sentido e significado em espaço lúdico.

Para maior conscientização e esclarecimentos/conhecimento sobre o TEA, algumas instituições educativas irão promover ações ao longo do mês como: rodas de conversa, produção de materiais explicativos, distribuição de mensagens, atendimentos no AEE com a participação de familiares e momento de socialização entre colegas com TEA para preparo e degustação de frutas explorando/estimulando as questões sensoriais.

A EBM Profa Luiza Santin, sob a responsabilidade da professora da SRM, Solange Cavalheiro, organizou várias atividades que serão realizadas ao longo da semana. Nesta segunda (3), foram criados murais informativos sobre o TEA.

Ao longo da semana, a professora irá realizar atividades informativas e inclusivas nas turmas de ensino regular.

Neste mês de conscientização do Autismo, a secretária de educação, Astrit Tozzo, ressalta que se faz necessário valorizar as habilidades e explorar ao máximo os potenciais, preconizando sempre pelo respeito em todos os tempos e espaços na sociedade.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios