Destaque

Projeto contribui para aumentar eficiência e produtividade do setor de automecânicas

Aumentar a eficiência e a produtividade das empresas do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic). Esse é o objetivo dos empreendedores ao participarem do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN). A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC, e tem como público-alvo microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), empresas de pequeno porte e produtores rurais integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O Núcleo de Automecânicas da ACIC foi criado em 1998. Das empresas nucleadas, 22 participam do PAN. A programação contempla uma qualificação em gestão financeira com foco em composição de custos e formação de preços. O coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, assinala que está sendo feita uma consultoria com a intenção de aumentar em 5% a lucratividade das empresas e implementar uma ação de melhoria voltada à gestão financeira. “Iniciou em agosto e encerra neste mês de setembro. O programa é importante porque possibilita o acesso à uma capacitação de qualidade e que contribuirá neste momento de crise para empresas. Fazer esse projeto por meio do Núcleo e do PAN é importante porque, talvez, sozinhas, as empresas não conseguiriam acessar uma consultoria neste nível”, frisa Terhorst. As empresas que participam custeiam 50% do valor e os outros 50% são disponibilizados ao projeto pelo Sebrae/SC.

A coordenadora de Núcleos da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa, enfatiza que o programa auxilia o desenvolvimento das empresas por meio do associativismo. “Os integrantes do Núcleo construíram o projeto a partir das necessidades das empresas. Com a parceria entre o Sebrae/SC, a Facisc e a ACIC conseguimos atender às demandas, com um projeto adaptado para o atual momento, mas sem deixar de levar conhecimento e desenvolvimento com qualidade aos nucleados”.

“O processo de inovação gerencial deve ser constante nas empresas e a área financeira tem um papel crucial para dar seguridade, estabilidade, controle e indicadores para a tomada de decisão. Nesta parceria com a ACIC Chapecó – por meio do Programa Empreender –, oportunizamos às automecânicas associadas condições necessárias para aprimorar a gestão, com uma contrapartida de investimento de 50% do Sebrae/SC por meio do programa PAN, levando conhecimento e estruturação dos pequenos negócios”, destaca o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla.

Programa

O PAN é desenvolvido em todo o Estado pelos projetos que contemplam em suas propostas: produtividade​, ​gestão empresarial ​e ​acesso a mercado. Também devem contemplar no mínimo um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Terhorst acrescenta que o projeto do Núcleo integra o ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico, e o ODS 12 – Assegurar Padrões de Produção e de Consumo Sustentáveis. “A consultoria está ocorrendo em um momento importante, em que todos são atingidos pela crise provocada pelo novo coronavírus, e contribui para o fortalecimento das empresas e para que superem esse período com mais tranquilidade”.

O edital do PAN conta com aporte de recursos de investimento aos projetos contemplados no total de R$​3 milhões, somadas as contrapartidas dos núcleos empresariais das associações empresariais do Estado e os recursos Sebrae/SC. (MB Comunicação).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios