Professores são preparados para implementar Programa de Educação Empreendedora em Abelardo Luz

1507
FOTO: Divulgação/MB Comunicação

Professores da Rede Municipal de ensino de Abelardo Luz participam nessa semana de capacitação para atuar com o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora que resulta de convênio entre Prefeitura e Sebrae/SC, visando potencializar o desenvolvimento local.

 As atividades tiveram início na segunda-feira (4) com a participação de professores, secretários municipais e outras lideranças. Os treinamentos, realizados em duas etapas (uma para professores de 1º ao 4º ano e outra para quem atua do 5º ao 9º ano), são conduzidos pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame. O JEPP visa disseminar a cultura do empreendedorismo em sala de aula com práticas de aprendizagem que consideram a autonomia e favorecem o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para que os estudantes gerenciem a própria vida.

A secretária de Educação Eliane Cantele realça que o programa será aplicado para 1.927 alunos do 1º ao 9º ano e envolverá aproximadamente 6 mil pessoas entre os estudantes, professores, pais e comunidade. “É o início de um projeto grandioso e desafiador para Abelardo Luz e também para a educação do nosso município que busca despertar o empreendedorismo nos jovens, principalmente aqueles em risco de vulnerabilidade como forma de tornar-se uma estratégia de inclusão social”.

Para o prefeito Wilamir Cavassini, o empreendedorismo é uma semente de desenvolvimento para o futuro que precisa ser plantada em cada cidadão. “Não tenho dúvida que vão surgir novos e grandes empreendedores. Hoje o mercado de trabalho é muito disputado e com o JEPP será possível levar conhecimento para a vida profissional e também para casa ajudando a família a empreender”.

O Programa de Educação Empreendedora foi aplicado em mais de 40 municípios nos últimos cinco anos. Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o JEPP promove a reflexão para a aprendizagem que potencializa e protagoniza o empreendedorismo juvenil, seja para inserção ao mundo do trabalho, criação de negócios, mas acima de tudo para obter uma postura empreendedora. “Essas ações são fundamentais no preparo para empreender. Saber o significado da palavra ‘empreender’ também define que comportamentos devemos desenvolver para ter sucesso”.

CIDADE EMPREENDEDORA  

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento socioeconômico com incentivo ao empreendedorismo e estratégias para alcançar uma gestão pública eficiente. O convênio em Abelardo Luz foi formalizado neste ano entre Sebrae/SC e Prefeitura e prevê 34 soluções (pacote ultimate) em um período de dois anos.

A iniciativa surgiu em 2017 e foi implementada em 38 municípios de Santa Catarina. Para a realização das ações, o Sebrae disponibiliza profissionais e técnicos que atuam com foco nas demandas de promoção da cultura do empreendedorismo. Entre os assuntos trabalhados estão a capacitação dos atores do desenvolvimento, a desburocratização do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, a ampliação do uso do poder de compras do município gerando oportunidades para os pequenos negócios, a estruturação da Sala do Empreendedor e a identificação de oportunidades e reflexão sobre estratégias que podem ser utilizadas, visando estruturar políticas públicas e práticas de fomento ao crescimento econômico local.