DestaqueEconomia

Procon orienta consumidor para as compras do Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio no ano, ficando atrás apenas do Natal. Com a proximidade da data, o Procon de Chapecó repassa dicas importantes para que os consumidores façam as compras da melhor maneira e evite problemas.

De acordo com o coordenador do Procon de Chapecó, Gustavo Vendramim, a primeira dica é que a pesquisa de mercado sempre é a melhor opção antes de fazer uma compra, seja no comércio físico ou pela internet.

Ele também destaca que nas compras feitas pela internet, é preciso tomar muito cuidado para não cair em golpes. “A aplicação de golpes está cada vez mais recorrente, então o consumidor chapecoense tem que se atentar para aqueles sites que oferecem uma propaganda muito vantajosa, então a gente pede para que eles comparem os preços quando a propaganda for vantajosa, o valor muito abaixo de mercado, tomar cuidado, fugir daqueles sites que só aceitam pagamento via pix e boleto”, comentou.

Outra dica, segundo ele, é procurar comprar no cartão de crédito, pois caso haja alguma demanda, é possível, junto à bandeira do cartão de crédito, realizar o extorno e o cancelamento da compra. Vendramim também destaca o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que apresenta o arrependimento do consumidor. “Ou seja a devolução do produto, mesmo que esse produto não apresente defeito, em sete dias, começando a contar desde a data do recebimento do produto e o consumidor poderá enviar de volta à empresa, mesmo sendo em outra cidade, em outro estado, com os valores do envio custeado pela própria empresa vendedora”, enfatizou.

Outro ponto são as compras nas lojas físicas, que não existe previsão legal de troca desses produtos. “Porém, como se tratam de presentes, essas lojas sempre propõem ao consumidor que exista uma troca dentro de um prazo de 30, 15 dias, mediante não tirar a etiqueta e devolução do cupom fiscal”, esclareceu.

Ele ainda pediu atenção e cuidado na inclusão de valores ocultos pelas compras realizadas pela internet. “Às vezes o consumidor coloca no carrinho um produto de um certo valor e ao final da compra esse valor está mais alto, onde podem estar inclusos seguros e garantias estendidas. Esses seguros não são obrigatórios e caso haja, é configurado a venda casada, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor”, afirmou.

O Procon de Chapecó fica localizado na Rua Clevelândia, 727E, Centro, na Ala Sul da Arena Condá. O atendimento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h30. O telefone para atendimento é (49) 3319-1105.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios