DestaqueEconomia

Prévia da inflação de outubro é a maior para o mês desde 95

A prévia da inflação foi puxada pelo preço das carnes e outros alimentos em outubro e atingiu o maior patamar para o mês em 25 anos, segundo o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado nesta sexta (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além do preço das carnes, que teve a quinta alta consecutiva em outubro (4,83%), outros alimentos que pesaram mais no bolso dos consumidores foram o óleo de soja (22,34%), o arroz (18,48%), o tomate (14,25%) e o leite longa vida (4,26%).

Em compensação, ficou mais barato comprar cebola (-9,95%) e batata-inglesa (-4,39%).

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O grupo de transportes também registrou preços mais altos no mês de outubro, em especial as passagens aéreas, que subiram 39,90%. O segundo maior impacto veio da gasolina (0,85%), com a quarta alta consecutiva, embora menos intensa que no mês anterior (3,19%).

De janeiro a outubro deste ano, a prévia da inflação acumulou alta de 2,31% e, em 12 meses, teve alta de 3,52%.

O IBGE explica que os preços para o cálculo do IPCA-15 foram coletados entre os dias 12 de setembro e 13 de outubro de 2020 (referência) e comparados com aqueles vigentes entre 14 de agosto e 11 de setembro de 2020 (base).

O indicador considera famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia é a mesma do IPCA (inflação oficial), diferindo apenas no período da coleta e na abrangência geográfica. (Fonte R7).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios