DestaqueInternacional

Presidente do Uruguai toma posse hoje e põe fim a 15 anos da esquerda no país

O advogado e ex-senador Luis Lacalle Pou, de 46 anos, toma posse como presidente do Uruguai neste domingo (1º). O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou que participará da cerimônia em Montevidéu.

A posse de Lacalle Pou marca o fim de 15 anos consecutivos de governo da coalizão esquerdista Frente Ampla e simboliza o retorno do Partido Nacional, de centro-direita, ao poder. O último representante da sigla a ocupar o cargo foi justamente o pai do atual presidente, Luis Alberto Lacalle, entre 1990 e 1995.

Lacalle Pou venceu o governista Daniel Martínez em disputa acirrada no segundo turno, decidida voto a voto. Somente quatro dias depois da votação, o candidato da Frente Ampla reconheceu a derrota.

O novo presidente apostou em um discurso de enxugamento de gastos públicos e prometeu fortalecer as forças de segurança em um momento no qual o Uruguai passa por aumento nos índices de criminalidade.

Lacalle Pou receberá o cargo de Tabaré Vázquez, que ocupou dois mandatos na Presidência: um entre 2005 e 2010 e o outro entre 2015 e 2020. Como não há reeleição consecutiva no Uruguai, ele intercalou o cargo entre 2010 e 2015 com outro integrante da Frente Ampla, José Pepe Mujica, eleito senador nestas eleições.

Meses antes das eleições, Vázquez foi diagnosticado com um câncer de pulmão. O então presidente declarou que desejava “por a faixa presidencial” no sucessor — o que deve, enfim, ocorrer neste domingo. Em dezembro, boletim médico mostrou que Vázquez “não apresenta mais sinais” do câncer que sofria. (Fonte G1).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios