DestaqueEntretenimento

PRÊMIO JABUTI: Livro de professora de Chapecó concorre à maior premiação literária do Brasil

Criado em 1959, o Prêmio Jabuti é a mais tradicional premiação da literatura brasileira. A cada ano, os livros que se destacam são reconhecidos com uma indicação e um selo, que garantem a qualidade da leitura. Na edição deste ano do Prêmio, a Unochapecó recebeu uma bela surpresa: a obra ‘Viagem ao consultório do dentista’, da professora de Odontologia da Universidade, Bianca Fiorentin Moura, foi indicada na categoria Infantil.

O livro é resultado da pesquisa que Bianca realizou no seu mestrado, há seis anos, e foi reeditado no ano passado pela Editora InVerso. Ele conta a história de Pedro e Bruno, dois irmãos que não conhecem o dentista. Na noite anterior à primeira consulta, recebem a visita de uma fada que, em sonho, os leva até um consultório. A ideia é mostrar para as crianças como funciona este ambiente e também lembrar que elas não precisam ter medo destes profissionais.

“Lá, os irmãos conhecem os instrumentos, equipamentos e sons que irão acontecer em um próximo momento. Então, o livro consegue antecipar essas etapas e familiarizar as crianças aos procedimentos, fazendo com que elas se recondicionem, caso não tenham uma boa experiência no dentista, ou que criem, então, uma experiência positiva”, explica a autora.

Receba Notícias no seu WhatasApp
https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng
🤳

Para que isso aconteça, a obra possui QR Codes, que levam o leitor a um vídeo com histórias curtas e o som de diversos aparelhos utilizados, como canetas de alta e baixa rotação, sugadores e a seringa tríplice. Além disso, Bianca lembra que as últimas páginas trazem dicas para auxiliar os responsáveis na hora de orientar as crianças. “O livro atingiu um patamar muito interessante que é os pacientes especiais. Autistas, que se preparam em casa através dos sons, e pacientes com paralisia cerebral, que a mãe consegue preparar a criança. Também, até o próprio ambiente escolar, em função dele ser pedagógico”.

Por ter sido criada durante o mestrado, a ‘Viagem ao consultório do dentista’ foi testada com 20 pacientes da Clínica Integrada da Unochapecó antes de ser publicada. “Nesse teste, o livro foi apresentado para as crianças em uma sala, de forma individual, através dos responsáveis. Antes e depois da apresentação, a gente pediu para as crianças apontarem em uma escala facial, seu nível de ansiedade naquele momento. Para a nossa felicidade e surpresa, positivamente, esse livro permitiu um consolamento prévio à consulta, fazendo as crianças se tornarem menos temerosas a partir do seu uso”.

De maneira lúdica e criativa, a obra ensina as crianças que muitas coisas diferentes acontecem em um consultório de dentista, mas que todas elas serão recebidas de forma divertida. A premiação ainda não aconteceu, mas Bianca já sente feliz pela indicação ao Prêmio Jabuti. “Para mim esse reconhecimento já aconteceu e eu só tenho a agradecer a tudo, a todos e a Deus por tudo isso que está acontecendo em minha vida”, finaliza.

Confira o vídeo da professora Bianca explicando mais sobre esse momento.

*O livro foi indicado na categoria infantil
Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios