
A Vigilância Sanitária de Chapecó não vai mais fiscalizar a comprovação de vacinação contra a Covid em festas e eventos. A decisão foi tomada na tarde desta quinta (17), em reunião do prefeito João Rodrigues, com o secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, o secretário adjunto de Saúde, Nédio Conci, e o gerente da Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
No entanto os eventos com mais de 500 pessoas precisam ter seu Plano de Contingência aprovados pela Vigilância Sanitária.
“Vamos deixar de conferir in loco, isso ficará a cargo de cada cidadão, pois já temos alto índice de vacinação e o número de ativos também está diminuíndo. Mas continuamos incentivando a vacinação e vamos abrir um novo Vacimóvel, para atender os bairros”, disse o prefeito.
A partir de 2 de março o primeiro Vacimóvel ficará atendendo a região central da cidade e um segundo Vacimóvel atenderá os locais mais distantes do centro.
De acordo com o secretário Luiz Carlos Balsan, o Vacimóvel foi uma inovação no sentido de aproximar o serviço público das pessoas, disponibilizando a vacinação em horários e locais diferenciados, sem agendamento e em pontos onde há mais fluxo de pessoas.
Outra mudança será o fechamento da reitoria da UFFS, que atendia de segunda sábado pela manhã, e abertura da Unochapecó, nas segundas e sextas-feiras à tarde, das 13h30 às 16h30, e nas quartas-feiras à noite, das 18h30 às 21h30.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, os ajustes foram definidos em função da demanda e também para ampliar o atendimento. A UFFS poderá ser utilizada esporadicamente como ponto de vacinação, aos sábados.