
A Secretaria de Agricultura de Chapecó vai ofertar acesso gratuito ao Programa GPS Rural para os produtores que tem blocos de nota no município. De acordo com o titular da pasta, Jonas Bringhenti, existem atualmente 517 cadastros e a meta da Administração Municipal é cadastrar no sistema as mil propriedades rurais que faltam.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
“Este é um programa que foi idealizado pela Prefeitura (SEDEMA) em parceria com a SAC e com o apoio das agroindústrias para facilitar o acesso dos serviços de saúde e segurança no interior. Até agora o agricultor paga R$ 20 para ter acesso ao sistema e a prefeitura pagava placa. Mas como as propriedades estão mapeadas por GPS agora a prefeitura vai fará a inclusão no sistema gratuitamente, nós vamos inverter para facilitar o acesso”, explicou Bringhenti. Aí fica a critério do proprietário se quiser ou não comprar a placa.
Um dos servidores municipais que trabalha no sistema, Gilson Pagliosa, destaca que o código de GPS facilita o atendimento da Polícia Militar, Bombeiros, Samu e SAER.
Um exemplo é a propriedade de Orlei da Fonseca, na Linha Boa Vista, onde já tiveram que chamar o helicóptero da Polícia Civil. A esposa de Orlei, Rita Felicetti Fonseca, disse que até para chamar o transporte por aplicativo facilita.
“Nós estamos no sistema há cinco anos e, há dois anos, quando minha sogra se acidentou, o helicóptero do Saer chegou em oito minutos”, lembrou.
O comandante da 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, major Ademir Barcarollo, disse que GPS Rural facilita muito o atendimento.
“As placas são a referência que os policiais têm da propriedade. Sabem que foi daquela propriedade que partiu o chamado e aquele número que foi informado”, disse.
Para de cadastrar ao sistema o produtor deve ir até a secretaria, no Mercado Público, munido do CPF e Identidade. Lá ele vai receber um número e um código, que será informado nas ocorrências.
Além do cadastramento das novas placas existem cerca de cem placas que ainda não foram retiradas pelos proprietários. Eles estão sendo convocados a retirarem a identificação.