Política

PP tem a maior taxa de sucesso com prefeitos eleitos; 5 partidos zeram

O PP (Progresistas) registrou a maior taxa de sucesso no 1º turno destas eleições. O índice apontado por levantamento feito pelo G1, leva em conta o número de candidatos lançados pelo partido e também o número de prefeitos eleitos. Depois do PP, aparecem DEM, MDB e PSD. Com as piores taxas estão Novo, PCB, PCO, PSTU e UP, que não conseguiram eleger nem sequer um prefeito.

No 1º turno de 2016, a maior taxa foi registrada pelo PSDB. Nestas eleições, a sigla tucana ficou com o 5° melhor desempenho. Em comparação com as eleições passadas, apenas 7 partidos conseguiram alcançar uma taxa maior: Avante, Patriota, DEM, PP, PSD, Republicanos e Rede. Cinco partidos não oscilaram e mantiveram o mesmo índice. Já os demais partidos tiveram queda.

O Avante conseguiu a maior alta na taxa de sucesso. A sigla pulou de 11% para 20% – ou seja, 9 pontos percentuais a mais. Em seguida ficou o Patriota, que também melhorou a taxa: de 8% para 12%. Quanto maior a taxa mais sucesso o partido teve na disputa municipal.

Já o PTC e o PT amargaram as maiores quedas na taxa de sucesso. O PTC passou de 15% para apenas 1% (redução de 14 pontos percentuais). E o PT minguou de 27% para 15% (menos 12 pontos). O partido, o quinto com o maior número de candidatos, fica na 18ª colocação entre os partidos no ranking da taxa de sucesso.

Não há comparação no caso da UP, já que o partido estreou nas eleições deste ano. Também não houve comparação com PHS, PRP e PPL, que foram extintos. Foram consideradas as candidaturas de 2016 e 2020 que foram deferidas, deferidas com recurso ou à espera de julgamento.

Fonte G1

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios