Destaque

Possível tornado ou microexplosão atingiu Xanxerê

O município de Xanxerê (SC) foi atingido por um possível tornado ou microexplosão, segundo informações preliminares este vendaval teve rajadas em torno ou acima de 100 a 120 km/h, segundo informações do metereologista Piter Scheuer, à Rede Princesa, nesta terça (17). O fenômeno ainda está em análise para ver se realmente foi um tornado.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Tempestades convectivas referem-se à tempestades que decorrem da convecção (bolhas de ar quente em ascenção na atmosfera). Em Meteorologia, convecção ocorre, por exemplo, com o aumento da temperatura do solo devido ao seu aquecimento pela incidência de radiação solar.

Vendaval causa grandes estragos

Um forte temporal atingiu principalmente o Bairro bairro João Winckler. Na empresa Inova Agrícola, antiga Agroeste foi atingida onde todo o telhado de zinco foi arrancado (foto em destaque) com a força do vento atingindo moradias próximas, parte do concreto da edificação foi derrubada, no momento do temporal havia pessoas trabalhando no local.

De acordo com a Defesa Civil, em apenas 15 minutos foram registrados cerca de 60mm de chuva.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, destacou que foram distribuídas lonas para quatro famílias. O órgão está fazendo o levantamento dos estragos. Equipes da Prefeitura de Xanxerê já trabalham para recuperar os estragos ocasionados pelo temporal.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, esteve conferindo os estragos com a Defesa Civil Municipal e Estadual, juntamente com a equipe da secretaria de Obras, Transportes e Serviços.

Martarello ressalta que chuva ocorreu de forma intensa na região onde ainda não tem as bacias de contenção e que todos esses tubos onde a água acabou passando por cima, a única solução são as bacias de contenção, “pois se aumentar o tamanho da tubulação vai acabar levando ainda mais água para a região central”.

O prefeito disse que vai cobrar novamente o Governo do Estado para que faça o repasse da próxima parcela do contrato, que soma R$ 5 milhões no total, valor já assegurado para que o município possa dar sequência nas obras das bacias de contenção.

“O município fez o pedido da liberação da segunda parcela no início de dezembro de 2022, mas o valor ainda não foi repassado, por isso só temos em operação apenas uma bacia das cinco previstas no projeto.

Vamos cobrar do Governo e dos nossos deputados para que o valor seja liberado e possamos dar continuidade nas obras das bacias de contenção o mais breve possível”.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios