DestaqueGeral

Poder Judiciário do oeste adere à campanha Outubro Rosa

“De lenço ou coroa, todas as mulheres são vencedoras!”. É com esta bela frase que os visitantes do fórum da comarca de Descanso são recebidos neste mês em que acontece a campanha Outubro Rosa. O cartaz foi confeccionado com papel, tecido e boa vontade da chefe de Secretaria, Lisete Wohlmuth. Ela – com auxílio das agentes de serviços gerais, o zelador e o jardineiro – também é responsável por deixar o fórum cor-de-rosa neste período do ano, desde que a campanha iniciou no Brasil. Com tecido, plástico, madeira e fita, ela conseguiu cobrir as lâmpadas do jardim para que refletissem no prédio.

“Queremos conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e incentivar o cuidado com a própria saúde”, conta Lisete que também organizou a distribuição de balas e lacinhos de fita rosa para os visitantes.

Cartório

No fórum da comarca de São Miguel do Oeste, os servidores e colaboradores utilizaram vestuário ou acessório na cor rosa para lembrar a campanha. Neste mês, a comarca também realizou campanha para arrecadar alimentos que foram doados para a família de um garoto de 12 anos que enfrenta leucemia. As dificuldades da família chegaram ao conhecimento dos servidores por meio da assistente social do fórum, Ivania Welter, e a oficial da infância Jocieli Scariot.

No cartório extrajudicial Escrivania de Paz do Distrito de Figueira, no interior de Chapecó, o engajamento foi total entre os colaboradores. As camisetas abordam o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A unidade realiza, em média, quatro mil atendimentos por mês. Com cada visitante, o atendente conversa sobre a importância de realizar exames de prevenção à doença. O local é ponto de coleta de lenços e chapéus para posterior repasse à Rede Feminina de Combate ao Câncer. No mês que vem, a arrecadação será de bonés, chapéus e gorros masculinos. Os visitantes também são convidados a doar o troco, que receberiam, para a Rede.

“A ideia é ajudarmos da maneira que conseguirmos. Quanto mais gente se envolver, maior será a conscientização de todos, inclusive de nossos governantes para encaminhamentos de melhorias das políticas públicas, principalmente na agilidade para realização de exames, tratamentos e cirurgias para aumentar a chance de cura das pacientes”, ressalta a escrivã de paz e oficial titular do cartório, Cristina Lúcia Lang.

Rede Feminina

A Rede Feminina de Combate ao Câncer atua em Chapecó há 37 anos. Realiza, em média, 800 exames preventivos por mês, gratuitamente. Além disso, faz empréstimo de perucas, lenços e demais acessórios para mulheres em tratamento. Também é mantenedora da Casa de Apoio que abriga mulheres e crianças da região que fazem tratamento contra o câncer, em Chapecó. São 14 suítes disponibilizadas, sem custo, além das refeições servidas.

O Grupo Provim (Programa Viver Melhor) também faz parte da estrutura com atividades de apoio psicológico através de encontros entre pacientes e mulheres mastectomizadas. Todos os serviços são mantidos por meio de doações da comunidade e da venda de camisetas, guarda-chuvas e outros itens confeccionados com a marca da Rede.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre acontecem desde 2002.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios