DestaqueEconomia

Pesquisa mostra endividamento das famílias chapecoenses no início do ano

Metade das famílias chapecoenses, ouvidas em pesquisa realizada de forma conjunta entre a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio/SC) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), iniciou o ano endividada. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), segundo a qual o total de famílias endividadas em Chapecó é de 50,1%, enquanto no Estado o índice é de 53,8%.

Quanto às dívidas ou contas em atraso, 18,7% das famílias chapecoenses indicaram esse compromisso. Aquelas que não terão condições de pagar são 12,8%, o menor índice entre as quatro cidades pesquisadas – Blumenau, Chapecó, Florianópolis e Joinville.  As famílias que se consideram muito endividadas em Chapecó são 5,2%, enquanto 28,5% estão mais ou menos endividadas, 16,5% pouco endividadas e 49,9% não possuem esse comprometimento.

O principal tipo de dívida em Chapecó é com os carnês (58%), seguindo-se o cartão de crédito (53,4%), o crédito consignado (27,3%), o crédito pessoal (22,6%), o financiamento de carro (17,2%) e o financiamento residencial (14,3%). Quanto às maiores parcelas de renda comprometida com dívidas, 56% indicaram ser de 10% a 50%, 32,6% não sabem o quanto da renda está comprometida com dívidas, 6,4% das famílias indicaram menos de 10% e 4,9% especificaram ter mais de 50% de comprometimento. Em termos de prazo, o maior índice, de 49,9%, é o comprometimento para mais de um ano. (Fonte Extra Comunica).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios