DestaqueEconomia

Pesquisa do sicom avalia previsão de vendas para o Dia das Mães

Perto de 68% dos consumidores de Chapecó pretendem fazer compras para presentear no Dia das Mães, enquanto para mais de 28% dos empresários a expectativa de vendas é média e para 14% está boa. Esses são alguns dos números de levantamento realizado pela Divisão de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) em relação à segunda data comemorativa de maior movimento anualmente, depois do Natal.

Conforme o presidente do Sicom, Ricardo Urbancic, a pesquisa teve como objetivo avaliar a perspectiva de compras pelo consumidor e a expectativa de vendas por parte do empresário do comércio neste momento de crise na saúde pública e na economia em função da pandemia do coronavírus. Acrescenta que em relação às empresas o levantamento mostra incertezas que afetam a confiança. Urbancic atribui essa indicação aos efeitos de restrições preventivas sofridas pelo comércio de 18 de março a 13 de abril, e mesmo agora, com abertura controlada, bem como à situação do poder de consumo das famílias.

O levantamento dos dados envolveu 311 entrevistas com consumidores e 35 com empresários associados ao Sicom, no período de 16 a 30 de abril, de forma online e por meio de ligações telefônicas. Dos consumidores ouvidos, 67,8% indicaram que pretendem presentear alguém no dia das mães, 20,3% não têm certeza e 11,9% não irão presentear. Entre os entrevistados, 48,9% não sabem o que dar de presente, enquanto os produtos mais indicados são vestuário (20,3%) e calçados (7,7%). Em média, o valor máximo que pretendem gastar é de R$ 160,99, com preferência pelas lojas do centro de Chapecó (48,2%), internet (15,4%) e lojas dos bairros (12,2%). Com relação às formas de pagamento, o cartão de crédito é a escolha mais comum, com 48,1%, seguindo-se cartão de débito, com 23,4%, e à vista, com 22%.

Expectativa dos empresários

A pesquisa indica a expectativa dos empresários do comércio chapecoense em meio à pandemia do Covid-19 com relação às vendas sazonais no Dia das Mães. A maioria deles – 28,6% – apontou expectativa média e 14,3% boa, enquanto para 17,1% é baixa e para 14,3% muito baixa. Outros 25,7% dos respondentes disseram, literalmente, “não saber o que esperar”, em vista das incertezas da crise e da possibilidade de o comércio voltar a fechar em Chapecó se não forem obedecidas as medidas de prevenção.

Quanto ao volume de vendas previsto para o Dia das Mães, 55,9% não esperam ter aumento, 17,6% estimam que aumentará e 26,5% disseram que talvez haja aumento. Em relação aos valores percentuais, considerando as respostas positivas e negativas, a amostra indica a média de expectativa de 6,63% de redução nas vendas para o Dia das Mães.

Comparativamente ao ano passado, a crise do coronavírus leva 64,7% dos empresários a esperar que as vendas deste Dia das Mães sejam piores, 32,4% acreditam que serão iguais e 2,9% acham que suas vendas serão melhores. Em média, 48% acreditam que as vendas neste ano cairão em comparação a 2019.  (Extra Comunica).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios