Pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor em Chapecó será lançada em evento nesta terça

10

A confiança dos chapecoenses em relação à economia passará a ser acompanhada em pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Para apresentar essa pesquisa, o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e a Unochapecó realizam café de lançamento nesta terça-feira, dia 4.

A programação, com acesso gratuito, está agendada para as 7h45, no auditório do Sicom. No evento, o curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e a Divisão de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio (Sicom Pesquisas) apresentarão o levantamento de dados que será feito a cada mês quanto à confiança do consumidor.

No evento haverá, também, explanação pelo professor do curso de Ciências Econômicas e vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, Marcio da Paixão Rodrigues. Ele falará sobre a economia chapecoense, em termos de trajetória e deverá indicar, ainda, o cenário futuro.

A pesquisa

Uma equipe da graduação em Ciências Econômicas da Unochapecó será a responsável pelo levantamento mensal de dados, através de uma técnica e um bolsista, sob a coordenação de uma professora do curso. A pesquisa ocorrerá nas duas últimas semanas do mês. Serão ouvidos, de forma aleatória, consumidores em locais estratégicos do centro da cidade, em áreas de grande mobilidade para proporcionar variedade quanto aos entrevistados.

Para a coordenadora da pesquisa, professora Cássia Ternus, o ICC “representa um termômetro da economia, como previsão de curto prazo”. Especifica que se o consumidor estiver otimista, mostrará os reflexos possíveis para o comércio, especialmente, enquanto, de outro lado, se mostrar-se pessimista, indicará retração ou risco de instabilidade.