Período de coleta de galhos inicia no fim de abril em Chapecó

Foto: SECOM/PMC

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Superintendência da Efapi, inicia no dia 29 de abril o trabalho de coleta de galhos na área urbana. O cronograma com as datas específicas para cada região da cidade está sendo distribuído nos Bairros e Loteamentos, e também está à disposição em Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O flyer com o período de coleta em cada bairro também pode ser acessado no site do Município e nas redes sociais oficiais da Prefeitura (cronograma em anexo).

A proposta da Administração Municipal com a organização de um cronograma para a coleta de restos de podas é auxiliar a população a descartar adequadamente os galhos. O trabalho acontece na entrada das estações frias, por ser o período que as pessoas costumam realizar as podas de árvores.

Importância da poda consciente

O material de divulgação distribuído pela Prefeitura tem a intenção de orientar o cidadão sobre a necessidade de realizar a poda observando o período de coleta no bairro dele.  “Precisamos que a população fique atenta aos dias específicos de coleta e realize a poda de acordo com o cronograma estipulado, evitando o acúmulo desnecessário de galhos e a consequente proliferação de insetos”, ressaltou Pizzinatto.

É necessário observar também o tipo de poda a ser feito, para que a árvore não sofra agressões severas. Se o morador prejudicar as árvores sofrerá as penalidades da Lei Federal dos Crimes Ambientais. “A comunidade deve procurar um profissional capacitado para executar o serviço e adotar a poda de limpeza e não a de supressão. Cortar apenas galhos secos, podres ou com algum tipo de risco. Caso contrário, a planta poderá enfraquecer, diminuindo o tempo de vida”, explicou o Secretário.

Pizzinatto alerta ainda que a população não pode realizar a poda de arbustos localizados em espaços públicos, como passeios, praças, parques e canteiros centrais. O código de Posturas de Chapecó proíbe a poda, corte, pintura, derrubada ou sacrifício da arborização pública. É caracterizado como crime danificar, destruir ou lesar plantas ornamentais de logradouros públicos.

A Prefeitura alerta que o cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas. Dúvidas ou denúncias de poda irregular em árvores localizadas em espaços públicos podem ser realizadas na Secretaria de Infraestrutura Urbana, no telefone 3319-3600.