DestaqueEconomia

Percentual de famílias chapecoenses endividadas sobe em setembro

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), o total de famílias chapecoenses com compromissos parcelados registrou aumento neste mês. Isso é o que mostra levantamento realizado pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio/SC). O índice de endividamento passou em setembro para 51,9%, ante 47,3% registrados em agosto. Há 12 meses, em setembro do ano passado, o índice de endividamento foi de 39,5%.

Possuem contas em atraso 16,8% das famílias e 7,9% dizem não ter condições de fazer o pagamento. A Divisão de Pesquisa e Estatística do Sicom indica, quanto ao tempo de pagamento das dívidas em atraso, que 44,3% levarão acima de 90 dias, 33,4% de 30 a 90 dias e 22,3% até 30 dias. Quanto às condições de pagamento das contas em atraso, entre as famílias endividadas, 47% especificam não ter possibilidade e 41,9% poderão pagar totalmente.

Comprometimento com dívidas

Na pesquisa para a formação da Peic de setembro, 55,3% dos entrevistados afirmaram estar comprometidos com suas dívidas por mais de um ano. Outros 11,1% dizem que vão levar até três meses para pagar as contas.

As dívidas estão relacionadas a carnês, conforme 74,1% dos entrevistados, e para outros 51% as contas são motivadas pelo cartão de crédito. De acordo com o Sicom Pesquisas, 24% possuem débitos devido ao crédito pessoal. (Informações Extra Comunica).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios