Blogs e ColunasDestaqueTecnologia

PELO ESTADO – Casan passa por processo de modernização

O presidente da Casan, Edson Moritz, esteve com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, na última semana, para tratar sobre a transformação digital da empresa catarinense. Eles conversaram sobre de que forma a secretaria pode contribuir para o processo de modernização da companhia que já acontece desde o início de 2023. A Empresa com mais de 50 anos, sob a liderança do governador Jorginho Mello, planeja ações inovadoras e ampliação da política de PD&I.

Também na última semana, Moritz deu entrevista à Coluna e falou sobre como a Casan vem conduzindo este processo de modernização, que eles estão chamando de “reinvenção” da Casan, um pedido do próprio governador Jorginho Mello (PL).

De acordo com Moritz, o primeiro passo dado foi melhorar a relação com os usuários no mundo digital. Em 2023 foi implantado o número de serviço 115, como um novo canal de contato mais simplificado para dúvidas, denúncias e pedidos. Outra importante iniciativa foi o Portal de Pagamentos Online, com a possibilidade de quitação de faturas via cartão de crédito, débito em conta ou Pix. Mais de R$ 2,6 milhões foram pagos utilizando esse novo método, que inclui também a instalação de maquininhas em agências da CASAN pelo estado. Outra ação realizada como forma de transparência foi a revisão completa de todas as estruturas da CASAN, sobretudo após o incidente do reservatório no Monte Cristo. Essa revisão continuará ao longo de 2024 e os resultados dessas vistorias serão todos sistematizados como forma de garantir a segurança das instalações, interna e externamente.

Academia Limpe

Assessoria de imprensa

O deputado estadual Mário Motta (PSD) inicia o segundo ano de mandato com mais uma iniciativa inovadora que, pela primeira vez, é realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Academia Limpe, programa de capacitação para candidatos a vereadores das eleições municipais deste ano. As inscrições são gratuitas e abrem na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, pelo site www.academialimpe.com.br.

Podem participar do processo seletivo candidatos com 18 anos completos até o fim do ano eleitoral, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e sem antecedentes criminais.

Formulado por especialistas em políticas públicas, fiscalização e campanhas políticas, o processo seletivo será realizado em cinco etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais e específicos, redação, aulas com especialistas em diversas áreas e apresentação de trabalho final. Após estas fases, a comissão de avaliadores irá analisar o histórico dos candidatos dentro da Academia Limpe e fará uma seleção para as finais democráticas.

Universidade Gratuita

Foi sancionado na última semana o projeto de lei complementar (PLC) aprovado no fim do ano passado pela Assembleia Legislativa que restringe os recursos do Programa Universidade Gratuita exclusivamente a cursos na modalidade presencial. Pelo texto, proposto pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), e sancionado pelo Executivo, os estudantes matriculados em cursos de ensino a distância e que já recebem bolsas de estudo da Universidade Gratuita terão direito ao benefício até a conclusão do curso.

Detran

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, estará, na próxima segunda-feira, 15, na Ciretran de Criciúma, para dar uma entrevista coletiva sobre o novo sistema de agendamento e as novidades nos serviços do Detran/SC, que estão sendo implementadas em todo o estado para agilizar e otimizar o atendimento dos clientes. Em Criciúma, em razão de uma licitação de 2021, o novo contrato teve uma redução no número de funcionários e do horário de trabalho, encurtado em duas horas. Esses dois fatores geraram problemas no atendimento na última semana na cidade.

Posse Conselho Deliberativo da CELOS

Tomaram posse os novos membros do Conselho Deliberativo da CELOS. Geraldo Prus e João Roberto Maciel assumem suas cadeiras após serem reeleitos pelos participantes em votação eletrônica. Os representantes terão um mandato de quatro anos, de 2024 a 2028, período no qual desempenharão papel crucial na tomada de decisões estratégicas que impactam diretamente os interesses dos participantes.

DOC extinto

Instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerraram nesta segunda-feira, 15, a realização de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de pagamento bancário. A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas. Além do DOC, as instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

Recupera Mais

A Secretaria de Estado da Fazenda iniciou nesta segunda-feira, 15, a inscrição dos contribuintes interessados em aderir ao Programa de Recuperação Fiscal, o Recupera Mais. Considerado o mais ousado da história de Santa Catarina, o programa oferece ao contribuinte que tem dívidas de ICMS alternativas inéditas e flexíveis para acertar os débitos em atraso – as condições especiais valem para dívidas anteriores a 31 de dezembro de 2022. Os descontos são de até 95% sobre a multa e os juros nos pagamentos à vista. As contas poderão ser parceladas em até 72 prestações.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios