
Os 50 anos da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) foram celebrados pelo Parlamento catarinense em sessão especial na noite desta segunda (8) no Palácio Barriga Verde, na Capital. Vinte e seis personalidades, entre pessoas e instituições parceiras, foram homenageadas pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina. A iniciativa foi proposta pelo deputado Antídio Lunelli (MDB) e contou com a aprovação unânime de todos os 40 parlamentares da Casa.
Na solenidade, que reuniu autoridades, representantes do agro catarinense, familiares e amigos, estiveram presentes além do proponente, deputado Lunelli, o presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento, deputado Altair Silva (PP), os deputados José Milton Scheffer (PP), Fabiano da Luz (PT), Mauro De Nadal (MDB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) , Herneus De Nadal, o presidente do Fecoagro, Arno Pandolfo, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Vanir Zanatta, o secretário estadual da Agricultura, Carlos Chiodini, entre outras lideranças.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Referência nacional
Para o deputado Lunelli, a entidade é patrimônio do cooperativismo catarinense e brasileiro. “Há 50 anos a Fecoagro trabalha pela união das cooperativas, o que consolidou sua atuação e a tornou referência nacional e um modelo a ser seguido”, pontuou destacando que a entidade tem papel fundamental para o agronegócio catarinense.
Criada em 1975, a Fecoagro consolidou-se como referência nacional em integração e intercooperação entre cooperativas agropecuárias, sendo um braço econômico e político de representação do setor. Ao longo de sua trajetória, a entidade tem se notabilizado pelo trabalho em defesa do cooperativismo, pelo estímulo à união das cooperativas e pela promoção de boas práticas de gestão e governança.
Soma de muitas mãos
Para o vice-presidente da Fecoagro e presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, que falou em nome dos homenageados, a honraria é motivo de orgulho e de distinção. “Hoje o cooperativismo está em festa em Santa Catarina, porque essa homenagem de 50 anos nos honra e engrandece”, admitiu.
Para ele, entre as razões de Santa Catarina ter uma das economias mais fortes do Brasil está o seu diversificado e competitivo setor cooperativista, que em 2023 faturou R$ 85,9 bilhões e chegou a 4,2 milhões de associados. “O setor é uma potência para a economia do estado porque trabalha muito, com ética e governança”, disse Vanir Zanatta. Para ele, graças à união por meio de cooperativas, mais de 80 mil produtores rurais do estado e outros estados são exportadores de proteína animal de alto padrão para o mundo.
Em festa
Sua fala foi atestada pelo presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, que destacou a satisfação da entidade em receber essa honraria. “O cooperativismo está em festa. Estamos muito felizes com essa celebração que marca os 50 anos da luta de um setor que é reconhecido como uma das principais molas propulsoras da economia catarinense”, afirmou. Para ele, a distinção do Parlamento é emblemática. “Simboliza a soma de muitas mãos que se unem para o desenvolvimento econômico e social dos catarinenses”, disse.
A importância da Fecoagro em números
Dados da própria Fecoagro mostram a dimensão da atuação da entidade:
- Produção de 405 mil toneladas de fertilizantes em 2024
- Meta de 430 mil toneladas em 2025
- Distribuição de 500 mil toneladas de calcário
- Distribuição de 210 mil sacas de milho para a agricultura familiar
- Investimento de R$ 125 milhões em 2023 em programas de apoio a produtores
Homenageados
- Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina – Fecoagro
- Presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo
- Vice-Presidente da Fecoagro, Vanir Zanatta
- Diretor- Secretário da Fecoagro – Cladis Jorge Furlanetto
- Presidente da Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis – Ademir Proner
- Presidente da Cooperativa Regional Auriverde – Cláudio Post
- Presidente da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) – Harry Dorrow
- Presidente da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) – João Carlos Di Domenico
- Presidente da Cooperativa A1 de Palmitos – Lauri Slomski
- Presidente da Cooperativa Agropecuária Videirense – Coopervil – Luiz Vicente Suzin
- Presidente Cooperativa Central Aurora Alimentos – Aurora Coop – Neivor Canton
- Presidente da Cooperativa Agroindustrial Alfa – Cooperalfa – Romeo Bet
- Presidente da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia- Vanduir Martini
- Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária – Carlos Chiodini
- Presidente da Epagri – Dirceu Leite
- Presidente da Cidasc – Celles de Mattos
- Ex-deputado estadual Moacir Sopelsa
- Ex-deputado federal Odacir Zonta
- Ex-deputado estadual Reno Caramori
- Presidente da Faesc – José Zeferino Pedroso
- Presidente da Fetaesc – José Walter Dresch
- Presidente da Ocesc – Vanir Zanatta
- Presidente da Cooperativa Central de Crédito de SC e RS – Rui Schneider da Silva
- Diretor-Presidente do Porto de São Francisco do Sul – Cleverton Elias Vieira
- Presidente do Sindileite/SC Selvino Giesel